O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO GANHA E DEIXA O ‘Z-4’

Marcos Guilherme marca no primeiro tempo e goleiro garante vitória com duas defesas espetacula­res no fim

- Ciro Campos

Depois de oito rodadas seguidas na zona do rebaixamen­to, o São Paulo deixou o “Z-4” ao vencer o Sport (1a 0), no Morumbi. O goleiro Sidão garantiu o resultado com duas grandes defesas nos acréscimos. O líder Corinthian­s novamente não jogou bem, mas empatou com o Cruzeiro (1 a 1).

O torcedor do São Paulo matou a saudade na tarde de ontem de duas alegrias que há tempos não tinha. A má fase do clube desacostum­ou o público a ver o time fora da zona do rebaixamen­to do Campeonato Brasileiro e a comemorar a atuação do goleiro. Todas essas feridas a equipe conseguiu curar ao bater o Sport por 1 a 0, no Morumbi, com grande participaç­ão de Sidão para evitar o empate.

O camisa 12 salvou a vitória decisiva com duas grandes defe- sas nos acréscimos após cabeçadas perigosas. “A sensação é de dever cumprido. Uma coisa que nós, da defesa, nos cobrávamos é que nosso ataque tem feito gols todo jogo, mas faltava a gente não sofrer gols para poder ganhar”, disse o goleiro. O São Paulo tinha levado gols nos dez últimos jogos.

O resultado positivo, com gol marcado por Marcos Guilherme, aos 35 minutos do primeiro tempo, colocou o São Paulo fora da zona de rebaixamen­to depois de o time ter ficado entre os quatro últimos colocados por 13 rodadas, oito delas de forma consecutiv­a.

Em um campeonato de 26 rodadas disputadas até aqui, o São Paulo passou metade da disputa nas quatro últimas posições. Por isso, mesmo sem o time jogar bem e com direito a sufoco do Sport no fim, o elenco pediu valorizaçã­o ao resultado, principalm­ente por ter sido contra um rival direto na tabela, apesar do futebol ruim tecnicamen­te.

“Sofremos e não jogamos bem. Mas conseguimo­s o resultado. Sidão e todos os goleiros do nosso time merecem todo o respeito”, comentou o atacante Lucas Pratto.

Os 43 mil torcedores presentes ao Morumbi vibraram com a vitória e, ao fim da partida, gritaram o nome de Sidão. As defesas dele nos lances finais fizeram o público comemorar como gol. “O Sidão foi fundamenta­l na manutenção do nosso resultado. Ele vem crescendo, tem feito defesas importante­s. Espero que ele mantenha e ain- da melhore”, elogiou o técnico Dorival Junior.

A posição de goleiro tem sofrido com indefiniçõ­es no clube desde a aposentado­ria de Rogério Ceni, no fim de 2015. Sidão começou esta temporada como titular, depois se machucou. Denis voltou a ser testado e não convenceu. Renan Ribeiro assumiu a vaga, até perder a posição novamente para Sidão, que pelas defesas contra o Sport, não perderá vaga tão fácil.

“Vou manter os pés no chão, porque temos muita coisa para fazer, para tirar o São Paulo dessa situação. Só vou ficar aliviado quando conseguirm­os pontuação suficiente para se livrar”, disse Sidão.

O São Paulo tem agora 31 pontos, apenas um acima do Avaí, que abre a zona de rebaixamen­to. Restam, portanto, 14 pontos para chegar à marca de 45, tida pelos matemático­s como suficiente para evitar o descenso à Série B de 2018.

O treinador do São Paulo evitou comemorar o resultado por entender que o alívio é apenas momentâneo e por avaliar a atuação como abaixo do esperado. “Sai um peso, mas estamos somente a um palmo de distância da zona do rebaixamen­to”, afirmou Dorival. “Temos que corrigir e aperfeiçoa­r o que vimos. É preciso reconhecer que ganhamos na base da luta e da entrega”, completou.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Decisivo. Sidão defende cabeçada de Henriquez no último lance do jogo e garante ao São Paulo três pontos fundamenta­is
ALEX SILVA/ESTADÃO Decisivo. Sidão defende cabeçada de Henriquez no último lance do jogo e garante ao São Paulo três pontos fundamenta­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil