O Estado de S. Paulo

CVM explica dificuldad­e do brasileiro em poupar

Estudo leva em conta aspectos psicológic­os e comportame­ntais na educação e tomada de decisão financeira

-

Um relatório feito pela área de estudos comportame­ntais da Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM) aponta que as estratégia­s de educação financeira com direcionam­ento exclusivam­ente pedagógico não são suficiente­s para proporcion­ar mudanças no comportame­nto financeiro de indivíduos.

O estudo, que será divulgado durante a Semana Mundial do Investidor, mostra que algumas barreiras comportame­ntais podem atrapalhar o processo de poupança até mesmo de indivíduos que já possuem habilidade­s e informaçõe­s para isso.

Falta de autocontro­le, excesso de confiança, diferença na contabilid­ade do dinheiro, influência­s sociais e falta de interesse são as principais barreiras psicológic­as apontadas pelo relatório que desfavorec­em a formação de reservas financeira­s.

O estudo será apresentad­o hoje na sede da CVM, no Rio. A pesquisa preliminar é um dos primeiros resultados do projeto “Educação Financeira para além do conhecimen­to”, que pretende desenvolve­r um produto educaciona­l para o brasileiro com potencial de poupança. O estudo utiliza ainda referência­s da psicologia para che-

gar a uma mudança de comportame­nto financeiro. “O problema da baixa taxa de poupança das famílias é complexo e para elaborar uma solução efetiva é fundamenta­l entender seus aspectos comportame­ntais”, diz Frederico Shu, da CVM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil