O Estado de S. Paulo

Hawks e seus velhos mocinhos que resistem em ‘El Dorado’

- Luiz Carlos Merten (BRASIL, 1984.) DIR. DE EDUARDO COUTINHO.

El Dorado EL DORADO. (EUA, 1967.) DIR. DE HOWARD HAWKS, COM JOHN WAYNE, ROBERT MITCHUM, JAMES CAAN, ARTHUR HUNNICUTT, MICHELE CAREY.

Em 1959, mestre Hawks estabelece­u um paradigma de western com seu genial Onde Começa o Inferno/Rio Bravo. Na história John Wayne formava grupo heterogêne­o para proteger delegacia, e impedir quadrilha de libertar um dos seus. A história agora é praticamen­te a mesma, com a diferença de que os mocinhos estão mais velhos – Wayne e o bêbado Robert Mitchum precisam se unir ao jovem e inexperien­te James Caan, que usa um rifle de cano serrado para conseguir acertar o alvo. Como sempre, em Hawks, as mulheres aumentam o perigo para os homens e o risco é que, nesse mundo pós-feminista e politicame­nte correto, ele seja considerad­o sexista. Ação, humor, a câmera colocada à altura do olhar do homem. Se o cinema pode ser uma coisa maravilhos­a, é graças a autores como Hawks. Maravilhos­o.

TEL. CULT, 19H35. REPR., COLORIDO, 126 MIN.

Cabra Marcado para Morrer

Mesmo que não seja o melhor documentár­io brasileiro de todos os tempos, é bom. Coutinho reinventou-se ao retomar, como documentár­io, a ficção que teve de interrompe­r por causa do golpe, em 1964. A perseguiçã­o a um líder das Ligas Camponesas.

C. BRASIL, 19 H. REPRISE, COLORIDO, 119 MIN.

Amarelo Manga

(BRASIL, 2003.) DIR. DE CLÁUDIO ASSIS, COM MATHEUS NACHTERGAE­LE, DIRA PAES, JONAS BLOCH, LEONA CAVALLI.

Gay deseja açougueiro, que louva a mulher evangélica – a melhor do mundo – mas tem uma amante. O cinema de Cláudio Assis é visceral ao expor a miséria humana.

C. BRASIL, 0H15. REPR., COLORIDO, 103 MIN.

 ?? PARAMOUNT ?? John Wayne. Com Robert Mitchum: tempo passa e eles permanecem
PARAMOUNT John Wayne. Com Robert Mitchum: tempo passa e eles permanecem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil