O Estado de S. Paulo

Robert Frank está na Paulista, o epicentro cultural

Mostra dedicada ao suíço pelo IMS, aberta em setembro, tem 80 fotos da série ‘Os Americanos’, feita nos anos 1950

- / A.G.F.

Se a avenida Paulista é o epicentro da fotografia em São Paulo, o Instituto Moreira Salles (IMS), inaugurado em setembro, irradia esse terremoto cultural da imagem, a partir mesmo da primeira grande exposi- ção que abre suas portas, dedicada ao mítico fotógrafo suíço Robert Frank. A exposição apresenta, além de 83 fotos da série Os Americanos, pertencent­es ao acervo da Maison Européenne de la Photograph­ie, de Paris, um projeto desenvolvi­do por Frank em parceria com o editor e impressor alemão Gerhard Steidl, Os Livros e os Filmes.

A série Os Americanos foi bancada por uma bolsa da Guggenheim Fellowship. Entre 1955 e 1957, Robert Frank que ficaria associado à beat generation, percorreu 48 Estados americanos e registrou algo em torno de 28 mil fotografia­s que representa­m todos os tipos que circulavam pela América na época (1957) em que Jack Kerouac escreveu On the Road (é dele a apresentaç­ão do livro que acompanha a mostra, publicado aqui pelo IMS): caubóis raquíticos em Nova York, senhoras sofridas de Montana, aposentado­s deprimidos, índios aculturado­s e muitos outros esquecidos no meio dessa estrada perdida.

Com curadoria de Samuel Titan Jr. e Sergio Burgi, a exposição de Robert Frank resume, enfim, o objetivo do IMS: organizar mostras que passem à história e sirvam à reflexão.

 ?? ROBERT FRANK ?? Na estrada. Foto da série ‘Os Americanos’, marco histórico
ROBERT FRANK Na estrada. Foto da série ‘Os Americanos’, marco histórico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil