O Estado de S. Paulo

Nos arredores, praias e ruínas

- HOI AN / T.L.

Com dois ou três dias inteiros em Hoi An, você já pode ir além da cidade antiga e explorar outros cenários. Um deles é a praia de An Bang, que fica a 5 quilômetro­s do centrinho, em um percurso que pode ser feito de bicicleta, atravessan­do campos de arroz.

É verdade que a beleza dessa praia, sozinha, não justificar­ia uma viagem até lá, como ocorre com a ilha tailandesa de Koh Phi Phi, famosa por suas águas em matizes de esmeralda e turquesa. Mas dá para esquecer da vida tomando sol e boiando em um mar piscininha, desses perfeitos para levar crianças (os asiáticos entram na água de roupa e tudo, com direito a óculos de sol, chapéu e até tiara).

O costão bem reto é pontuado por coqueiros e alguns bares-restaurant­es, que cedem sua estrutura com choupanas de palha e espreguiça­deiras de madeira a quem nelas consumir. O Soul Kitchen tem um estilo praiano que poderia estar em Pipa ou Geribá, e serve saladas, lanches saudáveis e frutos do mar, enquanto o vizinho Luna D’Antunno aposta em massas e pizzas. Espere pagar US$ 7 por um prato e US$ 4 por um drinque.

Outro passeio a se fazer com uma bicicleta é até a vila de Cam Thanh, que tem uma certa pegada ecológica. O barato ali é descer o rio em cestas gigantes de bambu, em meio a pescadores e rodeado por um denso coqueiral, de onde casas simples servem água de coco aos turistas. Não esqueça de passar repelente.

Para quem tiver mais tempo, agências locais oferecem excursões ao santuário de My-Son, a uma distância de 55 quilômetro­s, um parque com templos hindus em ruínas que pode ser visitado em um passeio de cinco horas, ou a Hue (145 quilômetro­s), a antiga capital do país, com sua cidadela murada construída no estilo da Cidade Proibida de Pequim.

 ??  ?? Conforto. An Bang tem mar tipo piscininha e bons bares de praia
Conforto. An Bang tem mar tipo piscininha e bons bares de praia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil