O Estado de S. Paulo

Caio Souza prevê boa disputa por medalha no Canadá

Brasileiro possui bons resultados no ano, mas sabe que terá rivais difíceis na luta por um pódio na prova final

- MONTREAL

Começa hoje a luta do ginasta brasileiro Caio Souza em busca de uma medalha no individual geral do Mundial de Ginástica Artística, que está sendo realizado na cidade de Montreal, no Canadá. O atleta, de 24 anos, começa sua série às 20h (horário de Brasília). Ele garantiu o seu lugar na final na exibição da última terça, quando atingiu 81.548 pontos, e foi o único representa­nte brasileiro que se apresentou em todos os aparelhos.

O ginasta já acumula inúmeras conquistas: só esse ano faturou ouro na barra fixa e o bronze nas paralelas na etapa de Co- pa do Mundo de Varna, na Bulgária, além de outras quatro medalhas no Pan-Americano. No entanto, é sua primeira final em um Mundial. Caio Souza sabe a dificuldad­e que terá pela frente e o alto nível de seus competidor­es. “A lista dos 10 primeiros colocados está muito disputada. Eles são atletas já conhecidos e, por isso, precisamos fazer o trabalho muito bem feito e competir da melhor forma possível”, disse o ginasta.

As finais contarão também com atletas de Cuba, China, Ucrânia, Japão, Rússia, Estados Unidos, Grã Bretanha, Suíça, Turquia, Colômbia, Armênia, Chipre, Alemanha, México, Lituânia, Coreia do Sul, Canadá e Espanha. Alguns deles com resultados de destaque em competiçõe­s passadas. Mas o brasileiro está preparado e espera fazer uma prova melhor ainda do que nas qualificat­órias, onde ficou com o 14.º lugar.

“O treino de hoje (ontem) foi leve pela manhã. Serviu para ajustarmos algumas coisas que acontecera­m nas classifica­tórias. Agora é descansar para chegar amanhã com 110%. A competição está bem forte”, destacou Caio Souza. “Acredito que se eu fizer a competição da melhor forma possível, posso ter um bom resultado”, projetou o ginasta brasileiro.

O técnico Ricardo Yokoyama acredita que o atleta brasileiro deve buscar um bom resultado, mesmo estando na disputa com ginastas como o cubano Manrique Larduet e o chinês Ruoteng Xiao, que ficaram em primeiro e segundo colocados na etapa classifica­tória.

Ricardo Yokohama ressalta, ainda, a importânci­a de estar bem não só fisicament­e, mas também psicologic­amente, para que a pontuação seja ainda mais alta se comparada com a alcançada no primeiro dia. “Tivemos uma falha relativame­nte grave na barra e acredito que se isso for sanado para as finais já dará uma pontuação bem melhor para ele”, expôs o treinador.

 ?? RICARDOBUF­OLIN/CBG-2/10/2017 ?? Foco. Caio Souza durante sua apresentaç­ão nas argolas
RICARDOBUF­OLIN/CBG-2/10/2017 Foco. Caio Souza durante sua apresentaç­ão nas argolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil