O Estado de S. Paulo

Festival promove shows gratuitos

Em sua terceira edição, o Fora da Casinha terá 12 apresentaç­ões e, pela primeira vez, terá entrada franca

- Thais Brunoro ESPECIAL PARA O ESTADO

A 3ª edição do Festival Fora da Casinha acontece neste sábado, 7, no Largo da Batata, com uma novidade: será a primeira vez que o evento de música independen­te será gratuito.

Produzido pela Casa do Mancha, que há 10 anos fomenta a cena musical autônoma brasi- leira, o festival contará com dois palcos e apresentaç­ões de 12 artistas: Negro Leo, Raça, Tagore, Ema Stoned, Mauricio Pereira, Tatá Aeroplano, Bárbara Eugênia, Vitreaux, Giovani Cidreira, Aloizio e a Rede, Bratislava e Glue Trip.

O Fora da Casinha terá início às 13h, com a Festa Sussa (uma hora de discotecag­em) e os shows começam às 14h. O festi- val faz parte da programaçã­o do Mês da Cultura Independen­te, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Uma das atrações do Fora da Casinha, o trio paulistano de música experiment­al Ema Stoned, formado por Alessandra Duarte (guitarra), Elke Lamers (baixo) e Jéssica Fulganio (bateria e vocais), acredita que, apesar do possível desgaste, ser in- dependente é um aprendizad­o. “Se você não ama a música, não adianta”, dizem elas. “Temos de ser criativas a fim de levar nosso som a mais pessoas e de diferentes maneiras. Isso pode tomar mais tempo caso tivésse- mos investido uma grana alta para nos promover, mas acreditamo­s que criamos música autêntica e nos concentram­os nas razões pelas quais começamos a tocar.”

As integrante­s da banda tam- bém enxergam a mudança do festival de modo positivo. “Mais do que gratuito, o fato de ser num lugar público leva a música até as pessoas, o que pode inspirar alguém que não fosse ouvir se rolasse num lugar fechado e pago. É importante por ocupar a cidade, estar aberto para quem quiser chegar. Um evento gratuito se torna ainda mais relevante levando em conta nossa atual gestão política que tende a querer privatizar tudo. Ocupar o Largo é uma maneira de resistênci­a, de falar que a cidade é das pessoas e continuará sendo delas.’

 ?? ANDREZA FRANCISCO ?? Trio. Ema Stoned é uma das atrações do festival
ANDREZA FRANCISCO Trio. Ema Stoned é uma das atrações do festival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil