O Estado de S. Paulo

Rio onde imagem foi encontrada ainda sofre com poluição

-

• Principal atração de Aparecida depois do Santuário Nacional, o Porto de Itaguaçu é hoje um parque de 129.337 metros quadrados com vários atrativos. Um barco com 60 lugares leva romeiros e turistas rio acima e abaixo, a partir do ancoradour­o, onde se compram bilhetes. Um guia conta a história local ao longo da viagem. “O passeio mais emocionant­e de sua vida”, anuncia uma placa na bilheteria. Na área do porto, esculturas dos três pescadores mostram a cena do encontro da imagem. A rua de acesso tem várias lojas de artigos religiosos.

O pescador Sérgio Mota, de 41 anos, nasceu e cresceu ali, bem ao lado do Rio Paraíba, que foi dragado e tem oito metros de profundida­de naquele trecho, casas modestas na margem direita e mata ciliar na esquerda. A água parece limpa, mas tem sujeira vinda das cidades vizinhas, apesar das estações de tratamento em São José dos Campos, Taubaté e Pindamonha­ngaba. Esgotos clandestin­os escapam da fiscalizaç­ão.

Aparecida, que vê sua população de 35 mil habitantes se multiplica­r por seis nos fins de semana, tem uma estação de tratamento ainda não ativada por supostas irregulari­dades técnicas, segundo Osmair Toledo, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, e lança o esgoto no Rio Paraíba quilômetro­s abaixo do Porto de Itaguaçu. A empresa espera inaugurar as estações nos próximos meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil