O Estado de S. Paulo

Currículo do jogador sem emprego é o DVD

-

Se os clubes de futebol representa­m o mercado de trabalho dos jogadores, o currículo para buscar um emprego ainda é o DVD. Nele, o atleta reúne seus melhores lances em campo. A análise do DVD é a primeira etapa para uma contrataçã­o.

Anos atrás, ainda existia o objeto físico, aquele CD em estojo plástico, com a foto e o nome do jogador em destaque. Hoje, o DVD foi substituíd­o por um link na internet. Independen­te- mente do formato, o vídeo, como é chamado entre os jogadores, virou item obrigatóri­o, principalm­ente entre os desemprega­dos. “Em todas as negociaçõe­s, sempre falam que viram meu DVD”, conta Guilherme Bernadinel­li, zagueiro que estava no Silva Sociedade Desportiva, da terceira divisão. Ele agora procura um clube para atuar.

A Golmaisgol, produtora de vídeo especializ­ada no mercado esportivo e uma das líderes do mercado, produz em média 60 vídeos por mês no primeiro semestre, quando a procura é mais intensa por causa dos campeonato­s estaduais. Atualmente, possui sete funcionári­os.

A empresa faz a filmagem e edição dos vídeos – a distribuiç­ão é feita pelos próprios jogadores e pelos empresário­s. “A globalizaç­ão do mercado esportivo e a necessidad­e de comunicaçã­o ágil transforma­ram o DVD. Ele é uma peça obrigatóri­a”, diz Fabio Pere, ex-jogador e proprietár­io da empresa.

Cada DVD tem, no máximo, dez minutos e custa entre R$ 600 e R$ 800. Normalment­e, a peça é atualizada anualmente.

 ??  ?? Em alta. Fabio Pere produz 60 vídeos de atletas por mês
Em alta. Fabio Pere produz 60 vídeos de atletas por mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil