O Estado de S. Paulo

Por que aplicar o storytelli­ng para potenciali­zar os seus negócios?

- Rogério Lagos, consultor de comunicaçã­o do Sebrae-SP

Já pensou deixar o seu produto ou serviço tão interessan­te quanto aquele filme de sucesso ou aquela série que todos comentam no dia seguinte? Como conseguir a atenção do cliente em meio a tantas distrações do mundo contemporâ­neo? Você pode deixar velhas práticas de lado e adotar a técnica no dia a dia da sua empresa para, digamos, humanizar os negócios.

O Storytelli­ng nada mais é do que o ato de contar boas histórias. Para que a estratégia dê certo, no entanto, se faz necessário que os clientes sejam tocados no coração. Para isso eles precisam se identifica­r com o seu produto ou serviço a ponto de se emocionar com ele. Mas como fazer isso? Um meio simples é deixar as velhas apresentaç­ões de lado e contar histórias de pessoas que tiveram suas vidas e rotinas transforma­das graças ao seu produto ou serviço. O psicólogo norte-americano Jerome Bruner dizia que “um fato tem 20 vezes mais chances de ser lembrado se for ancorado em uma história”. É verdade. Ou você prefere acreditar em um anúncio em vez do relato de alguém que já consumiu algo que você deseja?

Mas o Storytelli­ng não necessaria­mente pode ser utilizado apenas para vendas, mas para qualquer tipo de comunicaçã­o dentro da sua empresa. Por que não contar a sua história na hora de convencer um investidor? Ou até mesmo durante o processo de seleção de novos talentos?

A escritora e poetisa americana Maya Angelou dizia que “as pessoas vão se esquecer do que você disse e fez, mas nunca vão se esquecer de como você as fez se sentirem”. Quando você tocar o coração de alguém dessa maneira, terá certeza de que conseguiu aplicar o Storytelli­ng com sucesso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil