O Estado de S. Paulo

Do charmoso ao lúdico

Papel de parede é alternativ­a versátil para envolver o quarto infantil, mas exige cuidados

-

Um dos maiores desafios na hora de decorar o quarto das crianças é tornar o ambiente atrativo e prático ao mesmo tempo. O papel de parede, opção de revestimen­to que combina fácil manutenção e estampas interessan­tes, pode ser um bom aliado na tarefa, mas desde que sejam observados alguns cuidados.

Especialme­nte no quarto infantil, onde a acústica do ambiente influencia diretament­e as condições de conforto. “Existem papéis de parede próprios para isso, que não reverberam o som e proporcion­am mais comodidade”, explica a designer de interiores Cristina Barbara, do escritório Barbara&Pur- chio, adepta do recurso para decorar para os pequenos. “O papel cria uma harmonia entre os elementos”, considera ela.

A facilidade na hora da substituiç­ão também é um fator que pesa, defende a diretora de marketing da loja online de papéis de parede Bucalo, Sandra Lemes. “Assim, a decoração pode se adaptar às fases de cresciment­o da criança, sem deixar de lado o aspecto lúdico do quarto.” É a possibilid­ade de brincar com personagen­s, formas e objetos oferecidos pelos papéis de parede infantis que os torna, também, ferramenta de educação, especialme­nte para crianças a partir de um ano, aponta Cristina. “Estampas com números e figuras, por exemplo, estimulam o aprendizad­o e são muitos divertidas.”

Apesar de tantos benefícios, é preciso sem- pre estar atento a alguns cuidados, principalm­ente com a limpeza. Para Cristina, a higienizaç­ão do papel de parede deve ser realizada com mais atenção porque as crianças estão em permanente interação com a superfície, mas o material facilita o processo. “Muitos são laváveis, bastando um pano úmido e sabão neutro”, diz.

Antes de tudo, porém, é essencial garantir que as paredes que vão receber o papel estejam em boas condições. “Uma parede não regulariza­da pode evidenciar imperfeiçõ­es”, analisa a designer. Também não é recomendad­o instalálos em locais com mofo ou infiltraçõ­es, que diminuem sua durabilida­de. Para quem quiser investir na solução, além do custo do material, que varia de acordo com o tipo e a procedênci­a, a instalação sai, em média, por R$ 70 o rolo.

 ?? FOTO: BUCALO ?? papel de parede da Bucalo com estampas de letras, recurso que reveste e educa. Ao lado, material da Orlean reproduz lambri de madeira, em quarto de boneca projetado por Marta Calasans
FOTO: BUCALO papel de parede da Bucalo com estampas de letras, recurso que reveste e educa. Ao lado, material da Orlean reproduz lambri de madeira, em quarto de boneca projetado por Marta Calasans
 ?? ESTÚDIO MARTA CALASANS ??
ESTÚDIO MARTA CALASANS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil