O Estado de S. Paulo

No clima da primavera

Ornamentar as mesas para celebrar a chegada da estação é uma forma de realçar o visual da casa sem gastar muito

- João Abel ✱ / REPORTAGEM Zeca Wittner / FOTOS

Achegada da primavera deixa um clima de alegria no ar e aguça a criativida­de de muitos quando o assunto é decorar a casa. Ainda assim, não são necessária­s mudanças radicais para deixá-la com um visual mais afinado com a nova estação.

“Basta ornamentar alguns móveis ou partes específica­s deles de uma maneira diferente, para mudar por completo o visual de um ambiente”, explica Amelinha Amaro, proprietár­ia da loja Divino Espaço, por prazer (e vocação) empenhada em produzir mesas temáticas mais ‘floridas’, e deixá-las permanente­mente em exibição na casa durante os meses de setembro e outubro.

Este ano, por exemplo, a produção de cada uma de suas mesas foi inspirada por uma flor, ou conjunto delas, tendo como base as variedades mais populares no mercado – como lírios, orquídeas e rosas – sobretudo em contraste com tonalidade­s mais vibrantes.

“As estampas verdes estão muito presentes na decoração atual, até porque elas têm tudo a ver com a nossa flora. Então, resolvi tomá-las como inspiração, mas sempre mesclando-as a outras cores. São coisas que podem andar juntas”, pondera a autora de ‘Verdigris’: nome da mostra de mesas que fica em exposição na Divino Espaço até o dia 18 deste mês .

Segundo Amelinha, vale a pena combinar o estilo de cada mesa ao ambiente em questão. Se já existem plantas na varanda, por exemplo, pode se decorar o móvel do local de acordo com as espécies encontrada­s ali. Já os ambientes ao ar livre permitem uma maior mistura de cores quentes como o laranja, o roxo ou tonalidade­s mais impactante­s de rosa.

Para decorar uma mesa em uma sala de jantar mais convencion­al, a aposta são flores clássicas, combinadas a jogos americanos, louças e talheres mais sóbrios. Ainda segundo a consultora, em situações mais informais, as mesas podem estar conectadas a peças de decoração, como vasos de barro e cestas de fibra natural.

Amelinha aconselha ainda atentar para a funcionali­dade de cada morada: casas de campo ou de praia são feitas para situações específica­s e períodos mais curtos de estadia, então podem ter decorações mais fixas.

Por fim, a especialis­ta ressalta que é preciso aproveitar cada objeto na hora da organizaçã­o:

 ??  ?? papel de parede floral ao fundo contrasta com a mesa montada a partir de flores tradiciona­is como as rosas e os lírios
papel de parede floral ao fundo contrasta com a mesa montada a partir de flores tradiciona­is como as rosas e os lírios
 ??  ?? Tonalidade­s de rosa e roxo em destaque na mesa de tampo de madeira e objetos brancos que tem como inspiração as orquídeas. Ao lado, detalhe do conjunto prato e guardanapo
Tonalidade­s de rosa e roxo em destaque na mesa de tampo de madeira e objetos brancos que tem como inspiração as orquídeas. Ao lado, detalhe do conjunto prato e guardanapo
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil