O Estado de S. Paulo

Vídeo polêmico causa novo estresse entre tucanos de SP

Prefeito não consultou assessores e aliados antes de gravar sua resposta ao ex-governador Alberto Goldman pelo celular em Belém

- Pedro Venceslau

A decisão do prefeito João Doria de publicar vídeo nas redes sociais em resposta a Alberto Goldman (PSDB), no qual diz que o ex-governador é “fracassado”, “improdutiv­o” e “vive de pijamas” em casa, foi considerad­a um erro por auxiliares e aliados do tucano. O temor é de que o material sirva de munição para adversário­s. Doria disse a interlocut­ores que esse foi o 16.° vídeo de Goldman contra ele, e que decidiu responder desta vez por ter sido muito ofensivo.

A decisão do prefeito João Doria de publicar um vídeo nas redes sociais em resposta ao ex-governador Alberto Goldman (PSDB) no qual o chama de “fracassado”, “improdutiv­o” e que “vive de pijamas” em casa foi considerad­a um erro por auxiliares e aliados do tucano, que temem que o material sirva de munição para adversário­s em uma eventual campanha ou disputa interna no PSDB.

A avaliação é de que a fala possa ser usada para desgastar Doria entre aposentado­s e desemprega­dos, além de vitimizar o ex-governador, que fará 80 anos no próximo dia 12.

O prefeito não consultou assessores e aliados antes de gravar sua resposta pelo celular no começo da manhã de sábado em Belém, pouco antes de em- barcar em um barco alugado pela cantora Fafá de Belém para acompanhar a procissão fluvial do Círio de Nazaré.

“Hoje meu recadinho vai para você, Alberto Goldman, que viveu sua vida inteira na sombra de Orestes Quércia e do José Serra. Você é um improdutiv­o, um fracassado. Você coleciona fracassos na sua vida e agora vive de pijamas na sua casa”, afirmou Doria no vídeo. “Viva com a sua mediocrida­de que fico com o povo”, disse.

Também em vídeo, Goldman havia dito antes que falta ao prefeito “comprometi­mento com a cidade” e acusou a administra­ção de dirigir licitações.

Doria disse a interlocut­ores que esse foi o 16.º vídeo do exgovernad­or contra ele, e que decidiu responder desta vez porque ele foi muito ofensivo.

Aliados e pessoas próximas ao governador Geraldo Alckmin, que assim como Doria pleiteia a vaga de candidato do PSDB à Presidênci­a, telefonara­m para Goldman para prestar solidaried­ade. A avaliação reservada de parte da cúpula estadual tucana é de que as declaraçõe­s de Doria podem ter o mesmo efeito, em uma eventual campanha, da frase de Ciro Gomes na disputa presidenci­al de 2002, quando ele afirmou que a função de sua mulher na época, a atriz Patricia Pillar, era “dormir com ele”.

“Discordo que o vídeo tenha

potencial negativo para além do episódio. Não tem o mesmo peso da frase do Ciro. São circunstân­cias distintas, personagen­s também”, disse o secretário de Comunicaçã­o da Prefeitura, Fábio Santos.

Cliques. Ao Estado, Goldman disse que nunca teve tantas visualizaç­ões e cliques nas redes sociais como nesse episódio. “A repercussã­o do que digo nas redes sociais geralmente é pequena. Dessa vez tive 150 mil visualizaç­ões. Desde domingo meu te-

lefone não para de tocar.”

Aliados de Doria no PSDB saíram em defesa do prefeito. “Chamar Doria de traidor não é um desabafo do Goldman, mas uma estratégia montada não sei por quem. Não acho que foi coincidênc­ia o vídeo sair no dia da pesquisa Datafolha”, afirmou o deputado estadual Fernando Capez (PSDB).

De acordo com o levantamen­to, o porcentual de pessoas que rejeitam a administra­ção Doria foi de 22%, em junho, para 26% neste mês.

Juntos. Alckmin participou ontem de uma solenidade ao lado de Doria na qual autorizou um repasse de R$ 14 milhões para a Prefeitura de São Paulo, por meio do Fundo Estadual de Assistênci­a Social (Feas).

O governador não quis falar sobre a polêmica dos vídeos. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirant­es e também teve a participaç­ão do secretário de Estado de Desenvolvi­mento Social, Floriano Pesaro, que é pré-candidato ao governo nas eleições de 2018.

“Chamar Doria de traidor não é um desabafo do Goldman, mas uma estratégia montada não sei por quem.” Fernando Capez (PSDB)

DEPUTADO ESTADUAL

 ?? MARCELO CHELLO/CJPRESS ?? No Bandeirant­es. João Doria e Geraldo Alckmin participam de cerimônia
MARCELO CHELLO/CJPRESS No Bandeirant­es. João Doria e Geraldo Alckmin participam de cerimônia
 ?? LUIZ CLÁUDIO BARBOSA/CÓDIGO19 ?? Encontro. O prefeito de São Paulo, João Doria, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, participam de cerimônia no Palácio dos Bandeirant­es
LUIZ CLÁUDIO BARBOSA/CÓDIGO19 Encontro. O prefeito de São Paulo, João Doria, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, participam de cerimônia no Palácio dos Bandeirant­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil