O Estado de S. Paulo

Nadal abre boa vantagem em cima de Federer

Mais de dois mil pontos à frente do suíço, espanhol pode assegurar primeira posição até o fim do ano já nesta semana

- LONDRES

Campeão do Torneio de Pequim, no último domingo, o espanhol Rafael Nadal abriu mais de dois mil pontos de vantagem sobre o suíço Roger Federer na liderança do ranking da ATP, de acordo com a atualizaçã­o feita ontem e divulgada pela entidade. Com a boa dianteira, Nadal poderá assegurar a posição de tenista número 1 do mundo até o fim do ano já nesta semana, no Masters 1.000 de Xangai, na China.

O título na China deixou Nadal com 9.875 pontos, contra 7.505 do tenista suíço Roger Federer, o segundo colocado do ranking. Como os dois tenistas não devem disputar mais quatro torneios no restante da temporada – Xangai, Basileia Paris e ATP Finals –, o espanhol poderia já no torneio chinês, disputado em piso duro, sacramenta­r a liderança até o fim do ano.

Para tanto, teria que ser campeão e torcer para Federer ser eliminado de forma precoce em Xangai. Chegaria assim a mais de três mil pontos de vantagem, na liderança. O suíço, então, não conseguiri­a alcançar o rival mesmo se vencer os três últimos torneios que disputará na temporada.

O ranking divulgado ontem traz mudanças somente na parte final do Top 10. Campeão em Tóquio, também no domingo, o belga David Goffin voltou a figurar na restrita lista. Ocupa agora a 10.ª posição. O suíço Stan Wawrinka, mesmo sem jogar desde Wimbledon, ganhou uma colocação e subiu para 8.º, graças à queda do búlgaro Grigor Dimitrov, do oitavo para o nono lugar. Já o espanhol Pablo Carreño Busta deixou o Top 10 – está em 11º agora.

Entre os brasileiro­s, dois dos três principais tenistas de simples do País sofreram quedas na lista da ATP. Número 1 do Brasil, Rogério Dutra Silva perdeu duas posições e figura agora em 77.º. Já Thiago Monteiro caiu sete colocações, para o 127.º.

Thomaz Bellucci, por sua vez, subiu duas posições e alcançou o 90.º posto, mesmo sem entrar em quadra nas últimas semanas – ele se recupera de conta de problemas físicos. O brasileiro subiu no ranking em razão da queda de rivais.

Feminino. Simona Halep enfim é a número 1 do mundo. Após três tentativas frustradas nesta temporada, a tenista da Romênia foi oficializa­da como a líder do ranking ontem pela WTA. Ela desbancou a venezuelan­a naturaliza­da espanhola Garbiñe Muguruza, que caiu para o segundo lugar após um “reinado” de apenas quatro semanas. Já a brasileira Beatriz Haddad Maia voltou a emplacar seu melhor ranking da carreira na atualizaçã­o.

Ao alcançar os 6.175 pontos no ranking – apenas 40 a mais que Muguruza –, Halep se torna a 25.ª tenista da história a ocupar a posição de número 1. E a quinta a liderar o ranking somente neste ano, que já teve a norte-americana Serena Williams, a alemã Angelique Kerber e a checa Karolina Pliskova no topo nesta temporada. Ela se torna ainda a primeira tenista da Romênia a obter tal feito desde que o ranking por computador foi introduzid­o, em 1975.

Entre as brasileira­s, Bia Haddad segue sua subida no ranking. Ela igualou sua melhor colocação, ao aparecer na 58.ª colocação, uma acima da semana passada e a mesma de duas semanas atrás. A tenista ganhou a posição apesar de ter sido eliminada logo na estreia no qualifying de Pequim, na semana passada. Nesta semana, a tenista brasileira disputará um torneio na cidade de Tianjin, também na China.

 ?? WU HONG/EFE-6/10/2017 ?? Líder. Nadal conquistou o título do torneio de Pequim no domingo
WU HONG/EFE-6/10/2017 Líder. Nadal conquistou o título do torneio de Pequim no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil