O Estado de S. Paulo

Evolução da espécie

Sedã de luxo chega ao País no 2º semestre de 2018 em versão com carroceria longa

- Hairton Ponciano hairton.ponciano@estadao.com VALÊNCIA, ESPANHA O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA AUDI

Conheça o Audi A8. Ele pode até andar sozinho.

Aquarta geração do A8, que chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem, é o primeiro carro autônomo de nível 3 do mundo. Isso significa que o Audi pode tomar algumas decisões de condução sem interferên­cia do motorista. O problema é que, por ora, nenhum país permite o uso desse tipo de tecnologia. Por isso, enquanto a legislação não se adapta ao futuro, o sedã compensa o percalço fazendo todas as vontades de seus ocupantes.

O A8 é uma espécie de sala de estar de luxo sobre rodas. Avaliamos a versão de carroceria longa (A8 L) com motor 4.0 V8 turbo, de 460 cv. O sedã é identifica­do pela sigla A8 L 60 TFSI, especifica­ção escolhida para ser vendida no Brasil. A tração integral quattro é de série.

‘MEIO’ HÍBRIDO

O novo A8 é chamado pela Audi de “mild hybrid”, uma espécie de “meio híbrido”, em tradu- ção livre. O carro é capaz de se mover apenas com o motor elétrico até a 40 km/h, sem produzir ruídos, graças a um sistema de 48 volts, dotado de alternador refrigerad­o a água.

Entre as funções, o sistema ajuda a mover o carro de pouco mais de duas toneladas em velocidade­s de 55 a 160 km/h, quando o motorista não está acelerando (ou seja, em velocidade de cruzeiro). Fora dessas condições, a propulsão é feita pelo motor a combustão.

O dispositiv­o também faz o sistema start&stop atuar de mo- do quase imperceptí­vel, porque utiliza correia tocada pelo alternador, em vez de motor de partida convencion­al.

SEMIAUTÔNO­MO

Enquanto não pode rodar sozinho, o A8 ao oferece o sistema traffic jam, que permite acompanhar o fluxo do trânsito urbano a até 60 km/h. Na estrada, o sedã de luxo é capaz de se manter na faixa mesmo em curvas, sem que o motorista tenha de segurar o volante.

Para atender as leis que exigem que haja alguém no comando, após algum tempo (cerca de 30 segundos), aparece um aviso no painel para que o motorista assuma o volante.

Caso isso não seja feito, o car- ro emite um sinal sonoro, seguido de frenagem automática e de um apertão no cinto de segurança. Essa é uma espécie de advertênci­a nada sutil para qualquer condutor.

O sedã também é capaz de estacionar sozinho – o motorista pode ficar do lado de fora. É possível realizar a manobra por meio de um aplicativo para smartphone. O sistema não é novo e está no Mercedes-Benz Classe E, por exemplo.

 ??  ??
 ?? FOTOS: AUDI ??
FOTOS: AUDI
 ??  ?? Topo de linha entre os sedãs da Audi, A8 ficou 3,7 cm mais comprido que o modelo anterior
Topo de linha entre os sedãs da Audi, A8 ficou 3,7 cm mais comprido que o modelo anterior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil