O Estado de S. Paulo

TSE terá nove dias para fiscalizar gasto eleitoral

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM LEONEL ROCHA E ANA POMPEU. COLABOROU BRENO PIRES

Areforma política aprovada pelo Congresso vai obrigar a Justiça Eleitoral a analisar em apenas nove dias as contas de campanha dos candidatos à Presidênci­a em 2018. Técnicos do TSE dizem que o prazo se tornou inviável porque a eleição será financiada com recursos públicos, ao contrário da última, o que exige a análise de 100% dos gastos. Quando o dinheiro é privado, o estudo é feito por amostragem. Se o presidenci­ável que for para o segundo turno usar os R$ 105 milhões do fundo público eleitoral, a Corte vai analisar R$ 11,7 milhões por dia.

» Ignorados. O TSE alertou o Congresso que é impossível analisar as contas em nove dias e propôs, sem sucesso, que diminuísse­m de 20 para 10 dias o prazo dos candidatos para enviar a prestação de contas.

» Daria. Com isso, os técnicos do tribunal ganhariam quase 20 dias para fiscalizar os gastos. Sem a análise das contas, o presidente eleito não é diplomado.

» Tamo junto. O mesmo prazo de nove dias também vale para a análise das contas das campanhas aos governos estaduais.

» Estrategis­ta. O Planalto avaliou como “desejo de agradar à oposição” e aos seus interlocut­ores no Banco Central a fúria do presidente do Câmara, Rodrigo Maia, que sustou ontem a análise de MPs irritado pela falta de quórum para votar a da leniência dos bancos.

» Jogo jogado. O governo diz que Maia não foi surpreendi­do. Ao contrário, foi avisado pelos líderes Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e André Moura (PSC-SE) de que a prioridade do dia era a leitura da 2.ª denúncia contra Temer na CCJ.

» Liguem a TV. Questionad­o se havia avisado com antecedênc­ia o Planalto da decisão de paralisar as votações de MPs, Maia diz: “Avisei a todos no microfone”.

» Saia-justa. A ala jovem do PSDB continua desgostosa com o relator da 2ª denúncia contra Temer, Bonifácio de Andrada. Dizem que não podem atuar efetivamen­te apresentan­do voto em separado, por exemplo. Mesmo atuando na vaga do PSC ele continua no PSDB.

» Abrindo o cofre. O ministro Dyogo Oliveira, Planejamen­to, prepara um aditamento na proposta orçamentár­ia de 2018 ampliando programas sociais e investimen­tos. Os números saem no final do mês.

» No meio. Apesar de ser contra afastar congressis­tas do mandato, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo, indaga sobre o julgamento desta quarta.

» Juntos? “Por que não uma decisão unânime? No sentido de que pode aplicar, mas a decisão final fica com o Congresso.”

» Climão. O promotor Marcelo Milani contratou o criminalis­ta Alberto Toron para processar dois colegas do MP de SP por calúnia e difamação. Ele perdeu a ação contra Silvio Marques e Karyna Mori.

» Segue a briga. Milani foi acusado pelos colegas de sonegar documentos de investigaç­ão de ciclovias na gestão Haddad. Ele diz que vai recorrer e que escolheu Toron por conhecê-lo.

 ?? INTERPOL ?? CLICK. A Interpol pediu ao ‘Guinness Book’ que reconheça recorde da PF no número de prisões de estrangeir­os para fins de extradição. Foram 56 em 2015.
INTERPOL CLICK. A Interpol pediu ao ‘Guinness Book’ que reconheça recorde da PF no número de prisões de estrangeir­os para fins de extradição. Foram 56 em 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil