O Estado de S. Paulo

Polícia prende mulher de traficante, ‘xerifa’ da Rocinha.

- Constança Rezende Roberta Pennafort /RIO

A mulher de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, rival de Rogério 157, traficante que comanda o comércio de drogas na Favela da Rocinha, na zona sul do Rio, foi presa ontem. Onze dias após deixarem a Rocinha, 550 militares das Forças Arma- das voltaram ontem à favela.

Condenada por tráfico e foragida da polícia, Danúbia de Souza Rangel foi localizada no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, zona norte. A mulher do Nem, principal opositor de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, era procurada havia um ano e sete meses. Ela fora presa em flagrante em 2011, pouco de- pois de Nem, por associação ao tráfico, e solta por ordem da Justiça em março de 2016. Para a polícia, Danúbia serviu de pombo-correio de Nem, passando ordens a bandidos.

Chamada no passado de “a xerifa da Rocinha”, foi banida do morro com o recente racha entre Nem e Rogério 157, que originou confrontos em setembro.

Abordada pela imprensa enquanto circulava sob escolta policial, Danúbia disse só uma frase: “Estou com medo”. Perguntada se cumpria ordens do marido, ela negou, chorando.

Busca. A ação das tropas ontem foi pontual para reforçar as buscas que a Polícia Militar vem fazendo a 157. Houve tiro- teio à tarde e oito escolas municipais fecharam, deixando 2.489 alunos sem aulas. Parte dos moradores não saiu para trabalhar. “O importante é conseguir prender os bandidos, que eles (militares) não conseguem”, disse um comerciant­e ao Estado.

Justiça. O Senado aprovou ontem projeto que transfere à Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos – como homicídios – praticados por militares contra civis, desde que durante missões. O projeto segue para sanção presidenci­al.

 ??  ??
 ?? WILTON JUNIOR / ESTADÃO ?? Líder. Danúbia é mulher de Nem
WILTON JUNIOR / ESTADÃO Líder. Danúbia é mulher de Nem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil