O Estado de S. Paulo

Cristiano Ronaldo vai com Portugal para a Rússia

Atleta ajuda seleção a se classifica­r no mesmo dia em que França obtém vaga. Repescagem tem Itália, Suíça e Croácia

- Paulo Favero

Melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo estará na Copa em 2018 junto com Neymar e Messi. O atacante ajudou Portugal a carimbar seu passaporte para a Rússia e se juntou a nove seleções europeias que estarão na competição – outras quatro sairão após disputa de repescagem na Uefa, que será realizada no próximo mês.

A classifica­ção portuguesa foi consumada após vitória por 2 a 0, em Lisboa, sobre a Suíça, até então invicta nas Eliminatór­ias com aproveitam­ento de 100%. Os outros países garantidos foram França, que confirmou ontem sua vaga ao ganhar da Bielo-Rússia por 2 a 1, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica e Islândia.

Após a vitória sobre a Suíça, o técnico de Portugal, Fernando Santos, rasgou elogios aos seus comandados. “Com essa seleção, eu vou até o fim do mundo. Todos entram em campo com ambição e vontade de vencer e é isso que iremos fazer na Copa da Rússia. Vamos tentar formar um conjunto que seja o mais homogêneo possível para que possamos ir bem no torneio do ano que vem”, comentou o técnico.

Com nove classifica­das, além da Rússia, que já estava garantida por ser país-sede do torneio, a Europa terá ainda uma última chance para oito seleções que vão lutar na repescagem por mais quatro vagas. Estão nesta situação Suíça, Itália, Croácia e Dinamarca, que devem ficar no pote 1 do sorteio, e Irlanda do Norte, Suécia, Irlanda e Grécia, que estarão no pote 2 para os jogos.

O sorteio para definir os confrontos será na terça-feira, um dia depois de a Fifa divulgar seu novo ranking. A classifica­ção das seleções será baseada nele e, por isso, a Irlanda do Norte, atualmente mais bem ranqueada do que a Dinamarca, perderá a posição e ficará no pote 2.

Desta forma, as seleções do pote 1 enfrentarã­o as do pote 2 e o sorteio vai definir não apenas os confrontos, mas quem decide a vaga em casa. Os duelos terão o critério do gol qualificad­o, ou seja, vale o a quantidade de gol marcado fora de casa para desempate. As partidas de ida acontecem entre os dias 9 e 11 de novembro, e as de volta estão programada­s entre 12 e 14. A maior expectativ­a é em cima da tradiciona­l Itália, que só não disputou as Copas de 1930 e 58.

Ranking. A Fifa ainda vai atualizar sua lista de seleções na próxima semana, de acordo com os resultados obtidos pelas Eliminatór­ias, mas a tendência é que as equipes europeias dominem as primeiras posições junto com Brasil. Isso significa que os cabeças de chave para a Copa sairão majoritari­amente do Velho Continente, incluindo a Rússia, que está apenas na 64.ª posição, mas, por ser país-sede do torneio, está garantida como líder do Grupo A.

As demais posições devem ser preenchida­s por Brasil, Alemanha, Portugal, Argentina, Bélgica e Polônia. A última vaga de cabeças de chave dos grupos para o sorteio vai depender de resultados que faltam para o fim das Eliminatór­ias, como a disputa da repescagem europeia para a Copa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil