O Estado de S. Paulo

O ideal olímpico, celebrado no belo ‘Carruagens de Fogo’

- Luiz Carlos Merten

Carruagens de Fogo CHARIOTS OF FIRE. (EUA, 1981.) DIR. DE HUGH HUDSON, COM IAN CHARLESON, NIGEL HAVERS, BEN CROSS, IAN HOLM.

Desde as primeiras imagens – o grupo de atletas correndo na praia, ao som da trilha de Vangelis –, esse filme rapidament­e se firmou no imaginário coletivo e até ganhou o Oscar de melhor filme, mas não o de direção, que, naquele ano, foi para o Warren Beatty de Reds. Dois atletas, um missionári­o católico que corre pela glória de Deus e um novo-rico judeu que tenta impression­ar a seletiva elite de Cambridge, participam da primeira Olimpíada da era moderna, em Paris, 1924. Na verdade, e mesmo com objetivos distintos, cada um deles está testando seus limites e, dessa forma, realizam o ideal olímpico que o lendário Marquês de Coubertin tinha em mente ao recuperar o projeto histórico da Olimpíada grega. Além de melhor filme, recebeu também os Oscars de trilha, roteiro original (Colin Welland) e figurinos (Milena Canonero). Belíssimo.

TEL. CULT, 18 H. REPRISE, COLORIDO, 123 MIN.

VEJA TAMBÉM Se Eu Fosse Você (BRASIL, 1986.) DIR. DE DANIEL FILHO, COM TONY RAMOS, GLÓRIA PIRES.

Comédia que bateu recordes de público (e é realmente muito engraçada). Casal troca de corpos, o que faz com que cada um viva a experiênci­a de ser o outro. Glória e Ramos são ótimos – alguma dúvida?

C. BRASIL, 22 H. REPRISE, COLORIDO, 108 MIN.

Amor, Plástico e Barulho (BRASIL, 1986.) DIR. DE RENATA PINHEIRO, COM MAEVE JIN KINS, RODRIGO, GARCIA, NASH LAILA, LEO PYRATA.

Bastidores da cena musical, por meio da história de dançarina que sonha ser cantora brega. Renata e o corroteiri­sta Sérgio Oliveira assinam Açúcar, na Première Brasil do Rio.

C. BRASIL, 1H50. REPR., COLORIDO, 85 MIN.

 ?? WARNER ?? A corrida. Um clássico premiado com o Oscar de melhor filme
WARNER A corrida. Um clássico premiado com o Oscar de melhor filme

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil