O Estado de S. Paulo

Generosida­de com quem viaja a bordo

-

O maior e mais luxuoso sedã da Audi agrada tanto quem está ao volante quanto os passageiro­s de atrás. Ali, os bancos são individuai­s e oferecem todas as regalias de quem está na frente. Há regulagens elétricas de inclinação do encosto e distância do assento, massagem e ajuste de apoio lombar.

A iluminação de LEDs pode ser regulada em direção e intensidad­e, por meio de um comando na tela entre os bancos. O acesso à traseira é facilitado pelas grandes portas.

Na frente, há três telas digitais: uma atrás do volante e duas no centro do painel, que concentram os ajustes de to- dos os sistemas (som, climatizaç­ão e GPS, etc).

EM MOVIMENTO

O rodar do A8 é silencioso e macio. A 180 km/h, o sedã parece estar a 120 km/h. Imperfeiçõ­es do solo são amenizadas pelas suspensão ativa, que detecta irregulari­dades à frente, como lombadas e buracos, graças à câmera frontal. Nesse caso, a suspensão sobe para amenizar o solavanco.

A carroceria é capaz de levantar 8 cm de um lado só se detectar iminência de impacto lateral. Ficando mais alta, o choque tende a atingir a parte inferior (e mais resistente) do veícu- lo, protegendo os ocupantes.

O sistema de iluminação do A8 combina faróis de LEDs e laser com a tecnologia batizada de matrix. Além do ganho em distância de alcance do facho, os blocos de iluminação têm acendiment­o e apagamento individual, para não ofuscar quem vem no sentido oposto.

AUTÔNOMO

Teoricamen­te, O A8 está apto a dirigir (fazer curvas, frear, acelerar, ultrapassa­r, etc) sem que o motorista precise ficar o tempo todo prestando atenção em seus movimentos.

Porém, para que o sedã possa receber o programa de inteligênc­ia artificial (que possibilit­a que ele tome suas próprias decisões de direção), a Audi terá de esperar pela mudança na legislação de cada país. Por isso, os modelos à disposição para avaliação não estavam equipados com a tecnologia.

 ??  ?? Carro é capaz de tomar decisões sem interferên­cia do motorista, mas sistema ainda não é permitido por lei. São três as telas virtuais: uma atrás do volante (D) e duas no painel central
Carro é capaz de tomar decisões sem interferên­cia do motorista, mas sistema ainda não é permitido por lei. São três as telas virtuais: uma atrás do volante (D) e duas no painel central
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil