O Estado de S. Paulo

Defesa não crê em revisão por parte de Temer

- BRASÍLIA / C.A.

A defesa de Cesare Battisti disse confiar que o presidente Michel Temer “vai respeitar as normas brasileira­s, mesmo diante de pressões políticas”. “A revisão da decisão presidenci­al não é mais possível, por causa do decurso do prazo e do fato de não haver qualquer vício na conclusão final, como reconhecid­o pelo próprio Supremo Tribunal Federal”, afirmou o advogado Igor Tamasauska­s, em nota.

“A prescrição da pretensão punitiva pelos crimes a ele imputados no país de nascimento também impede sua extradição. Confia-se, assim, que o presidente da República, conhecido professor de Direito Constituci­onal, respeitará as normas brasileira­s, mesmo diante de pressões políticas internas e externas.”

O advogado de Battisti afirmou ainda que a defesa entende “ser imprescind­ível sua manifestaç­ão prévia em qualquer procedimen­to tendente a reabrir a discussão sobre sua extradição”. “E Battisti nem sequer foi intimado para isso.”

‘Em análise’. Também em nota, o Palácio do Planalto informou que “o presidente não tem nenhuma decisão sobre o caso que está em análise na Subchefia de Assuntos Jurídicos”.

Anteontem, a defesa do italiano enviou uma nova manifestaç­ão ao Supremo pedindo a suspensão de qualquer procedimen­to que vise à extradição, à deportação ou à expulsão do País até que seja analisado o pedido de habeas corpus apresentad­o no fim de setembro.

A alegação da defesa é de que há risco de irreversib­ilidade no caso, diante da possibilid­ade de o presidente Michel Temer decidir pela extradição do italiano. O relator do caso no Supremo é o ministro Luiz Fux, que ainda não despachou no habeas corpus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil