O Estado de S. Paulo

Sexo com menor no casamento vira crime de estupro na Índia

Lei anterior punia apenas os casos envolvendo menores de 15 anos; decisão vale para novas denúncias

- NOVA DÉLHI

A Suprema Corte da Índia decidiu ontem que relação sexual de um homem com uma menor de idade, mesmo dentro do casamento, é estupro. A interpreta­ção da lei vigente até agora fazia com que não fosse considerad­o crime sexo com as adolescent­es de 15 a 18 anos dentro do matrimônio.

A medida afetará milhões de meninas obrigadas a casar, sobretudo nas zonas rurais mais pobres, mas não poderá ser aplicada de forma retroativa. Segundo o jornal The Guardian, 46% das mulheres de 18 a 29 anos hoje no país casaram antes da maioridade. Uma análise do último censo indica que o país, de 1,3 bilhão de habitantes, tem 12 milhões de crianças com menos de 10 anos já casadas.

O Supremo decidiu, no entanto, que a norma anterior era contraditó­ria com as leis sobre a idade de consentime­nto sexual e determinou que a polícia deve tratar como uma violação as denúncias apresentad­as por menores casados até um ano depois dos fatos. A exceção derrubada ontem por dois juízes di- zia: “Relação sexual de um homem com sua própria mulher, ela não sendo menor de 15 anos, não é estupro”.

Além de motivos financeiro­s, muitos pais casam suas filhas menores de idade para evitar a vergonha que representa para as famílias que um de seus membros tenha relações sexuais antes do casamento.

O julgamento de ontem começou a partir de uma petição da Independen­t Thought, uma entidade filantrópi­ca que busca criminaliz­ar o sexo com as menores casadas. “O julgamento dá um impulso à campanha nacional salve as meninas, eduque as meninas”, afirmou a advogada da entidade Vikram Srivastava. O estupro dentro do casamento em casos de maiores de idade continua não sendo um crime na Índia, porque o governo considera que criminaliz­ar a prática pode desestabil­izar casamentos e tornar os homens vulnerávei­s a abusos pelas suas mulheres.

Apesar dos esforços para diminuir o casamento infantil, a Índia está entre os 10 países que mais têm a prática no mundo, ao lado de Burkina Faso, Chade, Níger e Sudão do Sul. No caso indiano, um casamento infantil envolve uma menina menor de 18 anos ou um homem menor de 21. Segundo dados oficiais, por ano são registrado­s cerca de 40 mil estupros no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil