O Estado de S. Paulo

Nathalia Timberg vive Chopin

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG: CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Nathalia Timberg escolheu Chopin para voltar aos palcos este ano. O fato, por si, já seria muito bom. Atriz do Teatro Brasileiro de Comédia, onde ingressou há 60 anos, não se deu por satisfeita. Juntaram-se a ela para a montagem de Chopin ou o tormento do ideal o diretor José Possi Neto e a pianista Clara Sverner, que a acompanha no palco. O texto traz recortes da vida do compositor polonês entremeado­s na sua música e nas frases, cartas e poemas de Musset, Liszt, Baudelai- re, Gérard de Nerval e SaintPol-Roux. Mas não perca tempo, a falta de teatro penaliza também uma de nossas grandes damas: são somente três apresentaç­ões no Sesc 24 de Maio, de 27 a 29 de outubro.

TODOS AO PORÃO!

Palco charmoso e velho conhecido, o porão do Centro Cultural São Paulo está com a reforma praticamen­te finalizada e deverá ser entregue em dezembro. Está, agora, na fase de acabamento. Viva!

ELA NÃO ME LARGA

É o que pensa diariament­e a atriz Ester Laccava ( foto) sobre a velha sertaneja que encarna novamente a partir deste sábado, 14, quando volta ao cartaz com o monólogo A Árvore Seca, no anexo da Sala Adoniran Barbosa, do Centro Cultural São Paulo. Nesses seis anos, Ester viveu de tudo: apresentou a peça em teatros para 500 pessoas e para plateias minimalist­as, de somente dez humanos, na casa de praia de um amigo. Passou ainda por Portugal e pela Alemanha, sem contar uma apresentaç­ão totalmente no escuro no teatro do Sesc Pinheiros por conta da tempestade que danificou a rede elétrica do bairro. Poderia ser pior? Talvez, mas sempre divertido. Imagine um inferninho que atende pelo doce, meigo e sugestivo nome de Show de Bola, em Passa Quatro (MG), com espelhos e barra de pole dance. Imaginou a cena? Sim, lá também. Agora, em São Paulo, fica até 5 de novembro.

CAPELOS TURBINADOS

Em dez dias, uma atriz e um ator usaram suas vivências profission­ais como referência em trabalhos acadêmicos e receberam títulos de mestre e doutor da Escola de Comunicaçã­o e Artes da USP. A atriz Sabrina Greve fez sua dissertaçã­o de mestrado, intitulada O ator do teatro ao cinema: um estudo sobre apropriaçõ­es, cruzando experiênci­as de pesquisas teatrais e sua transposiç­ão ao cinema na Rússia (Konstantin Stanislavs­ki), nos Estados Unidos (Actors Studio, com Elia Kazan e Lee Strasberg) e no Brasil, com Antunes Filho e seu CPT, na montagem de Prêt-à-Porter. Já Ivam Cabral, ator e diretor dos Satyros, levou à banca a experiênci­a como diretor executivo da SP Escola de Teatro na tese de doutorado O Importante É ( Estar Pronto – Da gênese às dimensões políticas, pedagógica­s e artísticas do projeto da SP Escola de Teatro. Ambos aprovados com louvor.

 ?? JULIANA ALABARSE ?? Nathalia. Vida de Chopin
JULIANA ALABARSE Nathalia. Vida de Chopin
 ?? JOÃO CALDAS FILHO ??
JOÃO CALDAS FILHO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil