Na Itá­lia

João Do­ria de­fen­de ex­tra­di­ção de Ce­sa­re Bat­tis­ti.

O Estado de S. Paulo - - Política - Pe­dro Ven­ces­lau ENVIADO ES­PE­CI­AL / MILÃO

O pre­fei­to de São Pau­lo, João Do­ria (PSDB), de­fen­deu on­tem, em Milão, na Itá­lia, a ex­tra­di­ção de Ce­sa­re Bat­tis­ti para o seu país de ori­gem. “Ce­sa­re Bat­tis­ti tem de ser ex­tra­di­ta­do. Tem de obe­de­cer à le­gis­la­ção ita­li­a­na. Ele é con­de­na­do aqui. Não ve­jo ra­zão de achar que ele se­rá mor­to”, dis­se Do­ria em re­fe­rên­cia à entrevista do ita­li­a­no ao Es­ta­do, na qual ele afir­ma que sua ex­tra­di­ção equi­va­le a uma pe­na de mor­te.

“Não me pa­re­ce que na Itá­lia as pes­so­as tra­tem as­sim as pes­so­as con­de­na­das. Aqui, res­pei­ta-se a lei”, dis­se o pre­fei­to.

Bat­tis­ti foi con­de­na­do à pri­são per­pé­tua na Itá­lia pe­lo as­sas­si­na­to de qua­tro pes­so­as. Ele ne­ga. O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer aguar­da um pa­re­cer da equi­pe ju­rí­di­ca para de­ci­dir se re­vo­ga ou não o de­cre­to as­si­na­do pe­lo ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va em 2010, que bar­rou a ex­tra­di­ção do ita­li­a­no.

Na ci­da­de ita­li­a­na, Do­ria tam­bém par­ti­ci­pou de um jan­tar com em­pre­sá­ri­os do país eu­ro­peu pro­mo­vi­do pe­lo Li­de-Itá­lia, um dos braços in­ter­na­ci­o­nais do Li­de, gru­po em­pre­sa­ri­al fun­da­do por ele.

Lu­la. O pre­fei­to vol­tou a in­di­car a pre­ten­são de dis­pu­tar a Pre­si­dên­cia em 2018. “O que es­ta­mos fa­zen­do em São Pau­lo é viá­vel fa­zer no Bra­sil”, dis­se. Aos em­pre­sá­ri­os, ele no­va­men­te pro­vo­cou Lu­la, afir­man­do que es­pe­ra uma dis­pu­ta com ele ou al­gum can­di­da­to es­co­lhi­do pe­lo pe­tis­ta. “Lu­la es­tá mais per­to da pri­são do que da elei­ção”, dis­se Do­ria.

O REPÓRTER VI­A­JOU A CON­VI­TE DA CONFEDERAÇÃO DA IN­DÚS­TRIA DA ITÁ­LIA

PE­DRO VEN­CES­LAU/ES­TA­DÃO

Gru­po. Do­ria dis­cur­sa em even­to do Li­de na Itá­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.