O Estado de S. Paulo

Abusos de Weinstein já eram tema de ‘piadas’

Produtor acusado de assediar atrizes como Angelina Jolie, Cara Delevingne e Gwyneth Paltrow foi citado em séries de humor e até no Oscar 2013

-

O executivo Harvey Weinstein, um dos fundadores da Miramax e, posteriorm­ente, da The Weinstein Company, foi acusado, no último dia 5, de abusar sexualment­e de diversas atrizes e funcionári­as de Hollywood em uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times, que investigou o caso durante dez meses.

Atrizes como Cara Delevingne, Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie, Melissa Silverstei­n, Asia Argento, Rose McGowan, Ashley Judd, Lena Dunham e Amber Tamblyn fizeram coro ao denunciar as agressões sexuais por parte do produtor.

Embora muitos dos atores que se pronunciar­am nos últimos dias terem dito não saber do comportame­nto de Weinstein, algumas citações às suas abordagens abusivas já haviam sido feitas publicamen­te. Em uma cena da sitcom 30 Rock, que foi ao ar entre 2006 e 2013 pelo canal NBC, a personagem Jenna, vivida por Jane Krakowski, afirma: “Não temo ninguém no show business. Já recusei relações sexuais com Harvey Weinstein pelo menos três vezes”.

Na cerimônia de anúncio dos indicados para o Oscar 2013, o comediante Seth MacFarlane, ao lado de Emma Stone, após revelar os nomes que concorriam à estatueta de melhor atriz coadjuvant­e, fez piada: “Parabéns. Agora vocês não terão mais de fingir que se sentem atraídas por Harvey Weinstein”.

O personagem Harvey Weingard, interpreta­do por Maury Chaykin na série Entourage, que o HBO exibiu entre 2004 e 2011, além de ter um nome sugestivo, pode também ter sido baseado na atitude hostil de Weinstein para com as atrizes que atuavam em seus filmes.

O ator Terry Crews ( As Branquelas) aproveitou o incidente para publicar em uma rede social um relato de assédio por parte de um produtor de Hollywood cujo nome preferiu não revelar. Durante uma festa, “um executivo agarrou meus órgãos sexuais”, escreveu. “Eu entendo as mulheres que não falam nada por tanto tempo.”

 ?? NBC ?? Comédia. ‘Recusei Harvey por três vezes’, diz Jane
NBC Comédia. ‘Recusei Harvey por três vezes’, diz Jane

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil