O Estado de S. Paulo

Jovem conservado­r vence na Áustria, diz projeção

Partido de Sebastian Kurz saiu na frente nas legislativ­as, mas para governar terá de fazer aliança com ultradirei­ta

- VIENA

O líder conservado­r Sebastian Kurz, de 31 anos, venceu as eleições legislativ­as austríacas, segundo as primeiras projeções divulgadas ontem, em um provável retorno da direita ao comando do país. Para governar, no entanto, ela terá de negociar uma aliança com a extrema direita.

Kurz, que provocou as eleições antecipada­s ao acabar com a coalizão de uma década com os social-democratas do chanceler (chefe de governo), Christian Kern, parece ter vencido a sua aposta.

O Partido Popular Austríaco (ÖVP) de Kurz obteve 30,2% dos votos, segundo as projeções feitas pela televisão pública, su- perando o ultradirei­tista Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ, 26,8%), cujo líder, HeinzChris­tian Strache, se perfila como uma figura chave para a formação do governo. Os social-democratas do SPÖ, de Kern, que venceu as eleições de 2013, aparecem com 26,3% dos votos.

Kurz não descartou nenhuma possibilid­ade, mas uma coalizão com a extrema direita parece a alternativ­a mais provável.

Em 2000, a entrada do FPÖ no governo, em coalizão com o chanceler conservado­r Wolfgang Schüssel, provocou uma grande consternaç­ão na Europa e a adoção de sanções da UE contra Viena. Mas no atual contexto de avanço dos partidos po- pulistas e anti-imigração em vários países europeus parece pouco provável que se repita essa reação, apesar das consequênc­ias possíveis a uma aliança entre Kurz e Strache.

O FPÖ, que defende uma aproximaçã­o ao grupo Visegrado – Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia –, que mantém divergênci­as com a UE, poderia modificar a postura austríaca pró-Europa.

Em uma Áustria próspera, mas preocupada com a crise migratória, Kurz soube mobilizar o eleitorado conservado­r com uma imagem de modernidad­e, um discurso firme sobre a imigração e com promessas de cortes fiscais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil