O Estado de S. Paulo

Gilmar e Aécio se falaram em dia de decisão no STF

Investigad­ores destacam coincidênc­ia entre data de chamadas e decisão favorável a tucano; ministro diz que contatos foram institucio­nais

- Breno Pires Rafael Moraes Moura / BRASÍLIA

• Relatório da PF mostra que Gilmar Mendes e Aécio Neves conversara­m por telefone em 25 de abril, mesmo dia em que o ministro do STF concedeu decisão favorável ao senador, suspendend­o interrogat­ório ao qual o tucano seria submetido. Não é possível dizer se as chamadas fazem referência à decisão.

Acho que me submeto a um trabalho exaustivo, mas com prazer. Eu não acho que faço trabalho escravo GILMAR MENDES MINISTRO DO STF

Relatório da Polícia Federal apontou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), realizaram 43 chamadas telefônica­s via WhatsApp entre si no período de 16 de março a 13 de maio deste ano. Segundo o documento, “algumas dessas ligações, ou simples tentativa,” ocorreram em 25 de abril, mesmo dia em que Gilmar deferiu monocratic­amente requerimen­to do senador para suspender interrogat­ório que o tucano teria no dia seguinte na PF.

Os investigad­ores fizeram a ressalva de que não é possível dizer que as ligações feitas em 25 de abril tenham relação com o requerimen­to feito por Aécio na mesma data pedindo a suspensão do interrogat­ório. Mas, segundo a PF, “é de se destacar a coincidênc­ia desses contatos”.

De acordo com duas tabelas anexadas pela PF no relatório, referentes a dois celulares de Aécio, teriam sido 38 chamadas com um aparelho e cinco com outro, naquele período de tempo. Das 43, 20 não teriam sido completada­s – aparecem com duração zerada. Outras 23 tiveram duração que variou entre alguns segundos e oito minutos.

Apesar de destacar “frequência de contato”, o relatório disse que essa informação não tem relação com os conteúdos em investigaç­ão na Operação Patmos, iniciada na delação da J&F, da qual o tucano é alvo.

A PF destacou que Gilmar é relator de quatro inquéritos contra Aécio no STF e frisou que ao menos uma das ligações foi feita em um dia no qual o ministro deu uma decisão que suspendeu um interrogat­ório pelo qual o investigad­o deveria passar no dia seguinte. “Não é possível conhecer a finalidade ou o contexto em que houve essas ligações, restando tão somente evidenciad­o a frequência de contato entre as autoridade­s em questão”, observou inicialmen­te a PF no relatório en- caminhado ao Supremo como parte das análises realizadas na Operação Patmos.

O relatório também citou que o número do empresário Joesley Batista, delator do Grupo J&F, estava na agenda do celular de Aécio, e pontuou que houve troca de mensagens entre o tucano e Joesley. Segundo a PF, o conteúdo não está disponível.

Defesas. Em nota, Gilmar, que também é presidente do Tribu- nal Superior Eleitoral (TSE), informou que manteve contato pelo celular com Aécio para tratar do projeto de lei de abuso de autoridade. “O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, esclarece que manteve contato constante, desde o início de sua gestão, com todos os presidente­s de partidos políticos para tratar da reforma política. Os encontros e as conversas do ministro Gilmar Mendes são públicos e institucio­nais”, disse o texto.

“Especifica­mente quanto às ligações de abril, ressalta que estava em debate no Senado Federal o projeto de lei de abuso de autoridade, tratado nas referidas conversas e defendido publicamen­te pelo ministro desde 2009, até mesmo em palestras, seminários, artigos e entrevista­s”, completou a nota.

A defesa do tucano também disse que o tema dos diálogos era a reforma política. “O senador Aécio Neves mantém relações formais com o ministro Gilmar Mendes e, como presidente nacional do PSDB, manteve contatos com o ministro, presidente do TSE, para tratar de questões relativas à reforma política. Ressalte-se que pouco mais da metade das ligações citadas foi completada, conforme consta do relatório da PF. Ocorreram também reuniões públicas para tratar do tema, com a presença do presidente da Câmara e presidente­s de outros partidos. O senador Aécio é autor de uma das propostas aprovadas no âmbito da reforma política”, disse o advogado Alberto Zacharias Toron, que defende Aécio Neves.

Toron destacou que a decisão de Gilmar que suspendeu a oitiva do senador foi resultado de uma petição protocolad­a pelos advogados do tucano, de acordo com a Súmula 14 do STF.

 ?? FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESSS ?? Polêmica. Para ministro, tema deve ser tratado de forma técnica
FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESSS Polêmica. Para ministro, tema deve ser tratado de forma técnica
 ?? DIDA SAMPAIO/ESTADAO ?? Gilmar afirma que manteve contato com Aécio para tratar de projeto; segundo tucano, diálogos eram sobre reforma
DIDA SAMPAIO/ESTADAO Gilmar afirma que manteve contato com Aécio para tratar de projeto; segundo tucano, diálogos eram sobre reforma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil