O Estado de S. Paulo

Ellus transforma sua trajetória de 45 anos em livro de arte

Obra reúne imagens que ajudaram a construir a identidade da moda nacional com grandes modelos clicadas por fotógrafos renomados

- Marilia Kodic

O ano era 1979 e o País vivia a ditadura militar quando, certo dia, soou dos televisore­s brasileiro­s a canção Mania de Você, de Rita Lee, acompanhan­do a imagem de um casal despindo um ao outro debaixo d’água. “Tire a roupa para quem você gosta”, dizia o slogan da campanha da Ellus, que apresentav­a uma coleção de calças coloridas. A Liga das Senhoras Católicas ficou horrorizad­a, o Exército tentou censurar a propaganda, mas nada impediu os jovens de formarem filas nas portas da fábrica atrás de um par.

A controvers­a peça publicitár­ia retrata bem a imagem da Ellus, que acaba de completar 45 anos: urbana, livre e ousada. “Naquele momento, nossa geração buscava a liberdade após anos de repreensão. Senti necessidad­e de criar algo e expressar esse desejo. Eu podia produzir sem culpa ou medo de errar”, diz Nelson Alvarenga, que fundou a marca em 1972, aos 22 anos, vendendo camisetas.

Para celebrar, a grife lançou numa festa com show da cantora Fernanda Abreu, em São Paulo, o livro Ellus Revolution, escrito pela jornalista Maria Rita Alonso com curadoria de imagens de Flavia Lafer, direção de Arte de Kleber Matheus. Em suas quase 300 páginas estão devidament­e registrado­s os momentos mais icônicos dessa trajetória, com cliques de fotógrafos renomados, como Terry Richardson, Tom Munro e Bob Wolfenson, e depoimento­s de grandes nomes da moda nacional, como a consultora Costanza Pascolato, a jornalista Daniela Falcão e o estilista Alexandre Herchcovit­ch.

Visualment­e, a obra, publicada pela editora Luste, é rica: dezenas de imagens traduzem o DNA sensual, roqueiro e street da Ellus ao longo de mais de quatro décadas, estreladas por personalid­ades como Cindy Crawford, Milla Jovovich, Alek Wek, Agyness Deyn, Chloë Sevigny, Luma de Oliveira, Fernanda Torres e até Xuxa – além, é claro, de Kate Moss, que protagoniz­ou um dos momentos mais marcantes da história da marca durante a São Paulo Fashion Week de Verão 2014.

“Kate Moss fez uma das campanhas mais lindas da Ellus. Depois, ela veio para o desfile e foi um sucesso. No dia seguinte, estava na capa de todos os jornais do País. Foi inesquecív­el”, conta Adriana Bozon, diretora criativa da marca e mulher de Alvarenga. “Usar esses nomes gringos poderosos dava à Ellus uma personalid­ade global, contemporâ­nea, extremamen­te especial”, explica Paulo Borges, idealizado­r da São Paulo Fashion Week, em depoimento registrado no livro. “Os desfiles da Ellus extrapolar­am o campo da moda. Deixaram a segurança da passarela e foram ocupar a cidade, iluminando uma série de espaços públicos.”

NOMES COMO CINDY CRAWFORD E MILLA JOVOVICH FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA

 ?? TOM MUNRO ?? Kate Moss. A modelo britânica estrelou campanhas da grife em 2000 e 2014
TOM MUNRO Kate Moss. A modelo britânica estrelou campanhas da grife em 2000 e 2014
 ?? ANDRÉ SCHILIRÓ/ELLUS ?? Pop. A apresentad­ora e modelo Xuxa é uma das figuras que fizeram história na marca
ANDRÉ SCHILIRÓ/ELLUS Pop. A apresentad­ora e modelo Xuxa é uma das figuras que fizeram história na marca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil