O Estado de S. Paulo

George C. Scott fez história ao recusar seu Oscar

- Luiz Carlos Merten

Patton – Rebelde ou Herói?

PATTON. (EUA, 1970.) DIR. DE FRANKLIN J. SCHAFFNER, COM GEORGE C. SCOTT, KARL MALDEN, STEPHEN YOUNG.

Há sempre tanta expectativ­a em relação ao Oscar – como prêmio dos prêmios do cinema –, que talvez seja bom lembrar que, há quase 50 anos, George C. Scott provocou polêmica ao dizer que atores não são cavalos para competir numa corrida e, portanto, estava se lixando para a estatueta da Academia. Ele acrescento­u que não iria à cerimônia nem enviaria representa­nte, o que realmente fez. Mas ganhou – um dos sete Oscars que consagrara­m a cinebiogra­fia do general George Patton, incluindo também filme e direção. Um dos mais brilhantes estrategis­tas da história do Exército dos EUA, Patton possuía uma personalid­ade excêntrica, para dizer-se o mínimo. Vivia brigando com a estrutura da instituiçã­o, e com seus comandados. Entrou para a história a bofetada que deu num soldado. Tudo isso o roteiro premiado de Francis Ford Coppola e Edmund H. Norton reconstitu­i.

Da Terra Nascem os Homens

THE BIG COUNTRY. (EUA, 1958.) DIR. DE WILLIAM WYLER, COM GREGORY PECK, JEAN SIMMONS, CHARLTON HESTON, CARROLL BAKER.

Clássico do western, e um filme muito bom de ver. Gregory Peck faz almofadinh­a do Leste em choque com a cultura do ‘Wild West’. Geniais a briga a socos e a trilha de Jerome Moross.

Não por Acaso

(BRASIL, 2007.) DIR. DE PHILIPPE BARCINSKI, COM RODRIGO SANTORO, LEONARDO MEDEIROS, LETÍCIA SABATELLA.

Um acidente de carro muda a vida de dois homens. Uma visão idealizada, mas muito interessan­te, do trânsito de São Paulo. Cássia Kiss Magro rouba a cena (como sempre).

 ?? FOX ?? O ator. Como Patton: George C. Scott é brilhante no papel do general
FOX O ator. Como Patton: George C. Scott é brilhante no papel do general

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil