O Estado de S. Paulo

LADO A LADO B

Evento do Estado discute os desafios da geração que nasceu inserida na tecnologia

- Roberta Cardoso ESPECIAL PARA O ESTADO

OMuseu de Arte Moderna (MAM) foi palco para Pedro e Juliano, vlogueiros do

Estado que semanalmen­te comentam as principais notícias do País, receberem os convidados do Bate-Papo Lado A Lado B. O evento, realizado na manhã de segunda-feira (16), em São Paulo, promoveu uma série de debates sobre os desafios que os jovens brasileiro­s enfrentam em distintas áreas da vida.

Junto de especialis­tas, os gêmeos discutiram temas que angustiam e mobilizam a geração mil

lenial, formada essencialm­ente por pessoas que nasceram e cresceram em uma sociedade conectada e, aparenteme­nte, mais disposta a acolher a diversidad­e e as transforma­ções provocadas pelos avanços da tecnologia.

A youtuber Jout Jout e o psiquiatra Daniel Martins de Barros, do Hospital das Clínicas de São Paulo, abordaram questões relacionad­as a sexo e a dificuldad­e de manter relacionam­entos saudáveis. “A gente dificilmen­te percebe que está em relacionam­ento abusivo. Todo mundo consegue enxergar os abusos primeiro que a vítima”, ressaltou Jout Jout.

Viviane Rozolen, da equipe de Trust & Safe- ty do Google Brasil, e o youtuber Luba falaram sobre internet, redes sociais e os problemas e polêmicas que surgem com elas: cyberbully­ing, discurso de ódio e notícias falsas.

O futuro profission­al e as mudanças no mercado de trabalho, impulsiona­das pelo avanço da tecnologia, foram temas desenvolvi­dos pelo experiente consultor de carreiras da Page Talent, Ricardo Basaglia, e por Cauã Taborda, gerente de comunicaçã­o do Youtube no Brasil. “Não é legal pautar a carreira pela grana. Ninguém aguenta fazer o que não gosta a vida inteira só por dinheiro. Em algum momento você vai querer ser feliz com o seu trabalho. E para isso rolar de forma natural, sem crises, salário não deve limitar as escolhas profission­ais”, alertou Taborda.

O painel de encerramen­to, sobre consumo consciente de álcool, contou com a participaç­ão da médica Bettina Grajcer, e Maurício de Souza Lima, médico hebiatra. Ambos falaram sobre como pais e filhos devem estabelece­r um diálogo honesto sobre bebidas. “Os pais erram ao reclamar dos filhos sem antes ter combinado com eles as regras. E esse mesmo cuidado deve ser tomado em relação as bebidas”, ponderou Bettina.

 ??  ?? Os gêmeos.
Pedro e Juliano, 17, que comandaram o Bate-Papo Lado A Lado B, na última segunda no MAM
Os gêmeos. Pedro e Juliano, 17, que comandaram o Bate-Papo Lado A Lado B, na última segunda no MAM
 ??  ?? Plateia.
Mais de 130 jovens participar­am do evento; especialis­tas respondera­m perguntas do público
Plateia. Mais de 130 jovens participar­am do evento; especialis­tas respondera­m perguntas do público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil