O Estado de S. Paulo

Emprego garantido

As Faculdades de Tecnologia de São Paulo oferecem cursos de graduação voltados para o mercado e atraem com boas possibilid­ades de trabalho

- / Gustavo Zucchi, especial para o Estado

Para quem prioriza obter um emprego logo após agraduação, um dos caminhos mais recomendad­os é estudar na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). Com 68 unidades no Estado, a instituiçã­o oferece uma formação em nível superior (tecnólogo) intimament­e ligada ao mercado de trabalho e, assim, garante uma empregabil­idade alta para seus alunos.

“Histo ricamente os alunos que são tecnólogos têm mais acesso ao mercado de trabalho, conseguem emprego mais facilmente que os bacharéis”, explica André Macêdo, coordenado­r de Ensino Superior do Centro Paula Souza, administra as Fatecs. “Queremos garantir uma educação ao aluno que vai dar para ele um diferencia­l no mercado de trabalho”, afirma Macêdo.

Ao todo são 73 cursos de graduação tecnológic­a, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informátic­a, Tecnologia da Informação e Turismo. Juliana Macedo Teixeira foi uma das alunas atraídas pelo que oferece a Fatec. Cursando o último semestre de Análise e Desenvolvi­mento de Sistemas na unidade zona leste, na capital paulista, a estudante elogia o aprendizad­o que vem tendo e garante que estará preparada para o mercado de trabalho depois de se formar.

“Eles focam muito no profission­al, para agente trabalhar na área. Para quando você estiver fora daqui fazer a mesma coisa que aprendeu”, conta Juliana. “Você sair empregado e com bons salários é muito atraente.”

Um dos maiores orgulhos da Fatec é servir também como ferramenta de avanço social. Segundo Macêdo, cerca de 80% dos 80 mil alunos estudaram em escolas públicas e vêm de uma classe social mais baixa. Além disso, metade são estudante mais velhos, acima dos 25 anos, já com emprego e procurando uma melhor posição no mercado

“Somos ambiciosos. Não queremos nada menos que formar os melhores tecnólogos do mundo. Etemos condição para isso ”, completa o coordenado­r de Ensino Superior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil