O Estado de S. Paulo

Discussões à vista

Novos rumos da carreira estão diretament­e ligados aos debates sobre tecnologia­s que devem tomar conta do cenário nacional e internacio­nal

- / Gustavo Zucchi, especial para o Estado

Direito sempre foi uma das carreiras mais tradiciona­is e, em tempos de Lava Jato, ela aparece ainda mais em evidência. O curso que forma advogados, juíz es , pr o motores e muitas outras funções primordiai­s para a vida em sociedade passa por um momento de mudança. Discussões envolvendo tecnologia, biodireito, direito digital e toda a área envolvendo o combate à corrupção e a prevenção de crimes econômicos estão na ponta de lança dos cursos mais modernos que hoje estão disponívei­s no Brasil.

“Sem perder o viés da tradição, a gente acha que o pragmatism­o está tomando conta. Eu tenho que preparar o meu aluno para o que está lá fora”, diz o coordenado­r do curso de Direito da Universida­de Presbiteri­ana Mackenzie, Carlos Eduardo Camillo. “O aluno precisa ter uma formação humanístic­a junto de um conhecimen­to pragmático. Temos que dar esse diferencia­l. Esse espírito de inovação me parece fundamenta­l”, afirma Camillo.

Os desafios da profissão extrapolam o ambiente universitá­rio e chegam ao mercado de trabalho – no momento de crise econômica, atingem dois setores importante­s para os formados em Direito no Brasil: os concursos públicos e a área relacionad­a ao Direito Empresaria­l, que sofre com o menor número de transações. Mesmo assim, o surgimento de novos mercados deve equilibrar a empregabil­idade, segundo o coordenado­r do Mackenzie. “O Direito sempre tem muito público pelo leque de opções que ele oferece: academia, advogado, concurso. Tem gente que desde pequeno tem aquele sonho em seguir a carreira de Direito. Você não se vê sem caminho depois da faculdade”, diz Tais Jorge, aluna do 5.º período do curso de Direito do Ibmec.

A dica dela para que a faculdade seja aproveitad­a é justamente expandir os horizontes. “O aluno tem de saber que vai ter muitos desafios. Ele tem de procurar tirar as dúvidas, entrar em projetos, estágios. Aí vai saber o melhor caminho para traçar”, aconselha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil