O Estado de S. Paulo

Além da matemática

Ter uma boa noção de como funciona os números é fundamenta­l, mas não é necessário ser um gênio nessa disciplina para se dar bem na carreira

- / Gustavo Zucchi, especial para o Estado

Na crise, quem sabe poupar gastos leva sempre vantagem. O curso de Ciências Contábeis, portanto, forma um dos profission­ais mais úteis para o mercado no momento de dificuldad­e econômica que o

Brasil vem passando.

O que pode confundir muita gente é que, apesar de ser uma carreira que utiliza muitos números, ela não é de

Exatas e sim de Humanas. A pouca intimidade com conceitos mais avançados de Matemática, portanto, não exclui ninguém dessa carreira.

Quem explica que a importânci­a do cientista contábil vai além dos números é Ronaldo Fróes de Carvalho, próreitor de graduação e coordenado­r do curso de Ciências Contábeis na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Ronaldo Fróes. Segundo ele, claro que não é possível que o candidato tenha uma aversão aos números, mas também não é necessário que seja um “expert” em Matemática.

“A nossa área acaba perdendo muitos alunos por causa disso”, explica Fróes. “O que a gente usa são as quatro operações básicas da Matemática e o conteúdo que vamos aprender ao longo do curso, como Estatístic­a e Contabilid­ade”, afirma o coordenado­r do curso da Fecap.

Mais do que ser um gênio da Matemática, o contador tem um desafio a enfrentar na profissão que está muito mais relacionad­o a conhecer a legislação e os impostos e também a conciliar as responsabi­lidades fiscais de uma empresa com os gastos e com o lucro dela. Essa possibilid­ade cativou Iara Oliveira Marcelino, aluna do 8.º semestre de Ciências Contábeis da Universida­de Nove de Julho (Uninove).

“Posso cuidar de uma empresa, como um médico que faz o diagnóstic­o e cuida de seus pacientes. Eu acredito que um contador é como um médico que cuida da saúde financeira das empresas”, brinca Iara. “O contador sabe como encontrar formas concretas de reduzir gastos e pode ajudar as empresas a enfrentar estes tempos de crise”, diz a estudante da Uninove.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil