O Estado de S. Paulo

À primeira vista

-

A biometria já está conosco há anos, mas o reconhecim­ento facial oferece muito mais agilidade e praticidad­e do que a leitura de digitais, palma da mão ou íris, principalm­ente porque pode ser realizada a distância e sem necessitar de interação ou contato da pessoa. Saiba como funciona:

1A leitura pode ser feita por uma câmera em frente a um totem, no caso de um check-in de um aeroporto ou hotel, por exemplo, ou por câmeras de segurança para monitorar um número maior de indivíduos, como em um estádio de futebol.

2O sof tware primeiro detecta a posição do rosto. Essa varredura, que tem índices baixíssimo­s de erro, define onde será feita a leitura. É criado um mapa, chamado de template, e esses pontos são transforma­dos em um algoritmo.

3O programa vai procurar pontos específico­s do rosto, como os olhos, par te inferior do nariz e os cantos da boca. Esse método usa vários algoritmos para encontrar o alinhament­o correto destas posições e efetuar a comparação com seus arquivos. Dependendo da aplicação, são medições geométrica­s com centenas ou milhares de pontos que são verificado­s.

4O programa é capaz de usar essas informaçõe­s, mesmo com câmeras de baixa resolução e ângulos diferentes, para identifica­r pessoas que estejam em alguma base de dados, seja para segurança de uma ambiente, seja um cliente VIP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil