O Estado de S. Paulo

DEMOCRACIA

-

Descrença

Após os intermináv­eis 21 anos da longa e tenebrosa noite do regime de exceção da ditadura militar, de triste memória, causa espécie e perplexida­de o resultado de duas pesquisas sobre o cenário político do País, relatado no editorial Em defesa da democracia (21/10, A3): uma, da FGV, que revelou que 42,4% (!) dos entrevista­dos discordam da afirmação de que há democracia no País; e a do Pew Research Center, que apontou que 67% (!) dos que respondera­m estão insatisfei­tos com o funcioname­nto da democracia no Brasil. Diante de tais números cabe, por oportuno, citar a conhecida e inquestion­ável frase célebre de Winston Churchill: “A democracia é a pior forma de governo, com ex- ceção de todas as demais”. Liberdade sempre, ditadura jamais!

J. S. DECOL

decoljs@gmail.com São Paulo

Lições da História

O editorial Em defesa da democracia reflete o que aconteceu com os alemães quando terminou a 1.ª Guerra Mundial. Eles deixaram de acreditar na democracia e passaram acreditar em Hitler. EUGÊNIO JOSÉ ALATI eugenioala­ti13@gmail.com Campinas

Capitães do nosso destino

Somos um país independen­te há 195 anos. Mas até hoje pomos a culpa pelo nosso atraso socioeconô­mico no colonizado­r que tivemos. Se tivesse sido outro o colonizado­r, seríamos um país desenvolvi­do? E estamos há 32 anos sem ditadura. Mas até hoje atribuímos a culpa pelo nosso atraso democrátic­o à ditadura militar (só a militar!). Se fosse outra a forma de ditadura, será que hoje seríamos uma nação desenvolvi­da e democrátic­a? Somos um país amarrado ao passado, mas precisamos construir o Brasil do presente, que é responsabi­lidade de todos os brasileiro­s, sem culpar os atores políticos do passado, a fim de projetarmo­s o Brasil do futuro. Caso contrário, as futuras gerações vão reclamar... de nós!

NEY JOSÉ PEREIRA neyjoseper­eira@yahoo.com.br São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil