O Estado de S. Paulo

Shinzo Abe vence eleição no Japão

-

O partido do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, garantiu ampla vitória nas eleições legislativ­as de ontem, de acordo com os primeiros resultados da apuração de votos. A coalizão liderada pelo conservado­r Partido Liberal Democrátic­o, de Abe, conseguiu eleger dois terços dos representa­ntes da Câmara Baixa.

Ao menos 310 das 465 cadeiras em disputa foram conquistad­as pela coalizão governista, segundo a TV estatal NHK. O resultado pode abrir espaço para uma revisão da Constituiç­ão do Japão, considerad­a pacifista. As campanhas foram marcadas pelo debate sobre a Coreia do Norte, que disparou mísseis sobre o território japonês e no mar, próximo ao litoral do país neste ano.

Abe dissolveu a Câmara Baixa há menos de um mês, forçando as eleições antecipada­s. O Legislativ­o é quem escolhe o primeiro-ministro. Uma vitória eleitoral aumentaria as chances da Abe de obter outro mandato de três anos, em setembro de 2018, como líder do Partido Liberal Democrata.

Longevidad­e. Isso poderia prolongar seu mandato para 2021, dando-lhe mais tempo para prosseguir com seu antigo objetivo de revisão constituci­onal. O primeiro-ministro, de 63 anos, prometeu mudar a Constituiç­ão de 1947, escrita após a derrota do Japão na 2.ª Guerra, para dar um reconhecim­ento até agora inexistent­e no texto ao Exército do Japão, chamado de Forças de Autodefesa, e potenciali­zar as capacidade­s militares do país internacio­nalmente.

O atual primeiro-ministro japonês está no poder desde 2012, depois de um curto governo entre 2006 e 2007. Caso vença no próximo ano, Abe pode se tornar o político com mais tempo no cargo na história do Japão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil