O Estado de S. Paulo

Hamilton vence e põe a mão na taça

- AUSTIN, Estados Unidos

Lewis Hamilton venceu o GP dos EUA, em Austin, e ficou muito próximo de conquistar o tetracampe­onato mundial de Fórmula 1. O piloto inglês da Mercedes conquistou a 62.ª vitória na categoria e abriu 66 pontos de vantagem para Sebastian Vettel (331 a 265), restando três provas para o final da temporada.

Para ser campeão já na próxima corrida, no México, domingo (29/10), Hamilton precisa de apenas um quinto lugar, isso na hipótese de Vettel vencer a prova. E se engana quem prevê que o inglês irá tirar o pé do acelerador para correr de forma conservado­ra, pensamento unicamente nos pontos e na classifica­ção.

“Temos mais três corridas. Quero vencer as três”, disparou Hamilton, que, no pódio, foi entrevista­do pelo velocista Usain Bolt: “Estou honrado de estar ao seu lado, Bolt. Que humilde experiênci­a. Estar na F-1 é o trabalho dos sonhos. Muita gente gostaria de pilotar um carro des- ses e posso te dizer que essa é a melhor experiênci­a do mundo”, completou o inglês.

No pódio, Hamilton teve a companhia de Vettel, que terminou em segundo. Kimi Raikko- nem foi o terceiro. Max Verstappen chegou a ultrapassa­r o finlandês da Ferrari na penúltima volta, mas foi punido pelos comissário­s da FIA com a perda de cinco segundos. Eles entenderam que a manobra do holandês excedeu os limites da pista no momento da ultrapassa­gem. Felipe Massa, da Williams, terminou na nova posição.

“Para mim, foi uma manobra justa de corrida. Acredito que tenha sido um julgamento ruim dos comissário­s dar uma punição dessas. Vimos carros saírem dos limites da pista por todo o fim de semana, então punir Max a essa altura não é correto”, criticou Christian Horner, chefe da Red Bull.

Sebastian Vettel bem que tentou. Na largada, chegou a tomar a ponta de Hamilton, mas não conseguiu acompanhar o mesmo ritmo da Mercedes e acabou ultrapassa­do.

“No começo, estava parecendo bom, mas logo percebemos que não conseguirí­amos manter o mesmo ritmo de Hamil- ton. No geral, não foi o resultado que queríamos”, lamentou o piloto alemão.

Com a pontuação somada no Texas, a Mercedes sagrou-se tetracampe­ã mundial de construtor­es. E recebeu os elogios de Lewis Hamilton: “Um parabéns gigantesco para meu time. Eles trabalham muito na oficina e aqui na pista. Não esperava estar no mesmo ritmo de Vettel e eles fizeram um ótimo trabalho.”

 ?? MARK THOMPSON/AFP ?? Lendas. Hamilton comemora a vitória ao lado de Usain Bolt.
MARK THOMPSON/AFP Lendas. Hamilton comemora a vitória ao lado de Usain Bolt.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil