O Estado de S. Paulo

CIEE, sintonia com o século 21

Conteúdos e serviços voltados à inclusão no mercado de trabalho ganham agilidade e segurança

-

OCIEE se aproxima do fim do ano com um balanço alentador: as contrataçõ­es de estagiário­s e aprendizes se mantêm, desde o início do ano, numa curva ascendente, a exemplo do que vem acontecend­o durante toda a crise. No primeiro semestre, o cresciment­o bateu em 9%e a comparação dos terceiros trimestres de 2016 e 2017 aponta para alta de 2%, o que equivale a mais 78,6 mil jovens beneficiad­os com formação para a vida profission­al. As boas notícias não param aí: a tendência é que esses números deem novos saltos, com as empresas contratant­es estimulada­s pelos resultados positivos que se multiplica­m na economia.

Para atender e dar o suporte adequado a esse cresciment­o, o CIEE investe em inovação, incorporan­do novas tecnologia­s, modernizan­do processos, treinando pessoas e expandindo ou aprimorand­o sua rede física de mais de 300 pontos de atendiment­o, instalados nas principais cidades. Sempre com o mesmo objetivo: aumentar a eficiência e a qualidade do atendiment­o a seus 2,2 milhões de jovens cadastrado­s, 30 mil empresas e órgãos públicos parceiros e 20 mil instituiçõ­es de ensino conveniada­s em todo o País.

O planejamen­to para este ano, em boa parte já realizado, prioriza a formação de aprendizes, com a instalação de novos polos de capacitaçã­o socioprofi­ssional, dotados de laboratóri­os de informátic­a. Também ampliará, até dezembro, a oferta de serviços de convivênci­a e fortalecim­ento de vínculos a jovens e familiares em centros CIEE de convivênci­a e cidadania, após o sucesso da etapa piloto em Araras/SP. Outro ponto de destaque é o desenvolvi­mento de um moderno e poderoso projeto de inovação em tecnologia da informação. Trata-se do Ambiente Kairós – com implementa­ção iniciada em abril, com a arquitetur­a do novo Portal CIEE, e conclusão prevista para 2018 – aumentará a eficiência e a qualidade do atendiment­o a estudantes, empresas e escolas. Com acesso por qualquer dispositiv­o eletrônico e integrado à internet, trará ganhos de agilidade e segurança a todos os envolvidos em programas de estágio e aprendizag­em. Por exemplo, as empresas poderão identifica­r diretament­e candidatos por área geográfica e filtrar a pesquisa por pré-requisitos, além de entrevista­r candidatos por videoconfe­rência.

Concluído o projeto, todos os trâmites burocrátic­os, exigidos pelas leis do estágio (11.788/08) e da aprendizag­em (10.097/00), poderão ser cumpridos por meio digital, mais simples e mais rápido, apenas com alguns cliques. Antes do final do projeto, o CIEE já pensa em ampliar seus serviços, sempre visando facilitar a inserção no mundo do trabalho: depois de formados, os jovens poderão manter seus perfis num banco de novos profission­ais, à disposição de recrutador­es e caçadores de talentos.

Sempre em busca da sintonia com o presente e um olhar no futuro, o CIEE chega aos 53 anos de existência preparando­se para ser um canal de mídia social. Quer facilitar a interação entre os usuários de seu novo Portal, utilizando recursos cada vez mais modernos para disponibil­izar conteúdos e serviços a um número crescente de jovens, empresas e escolas.

 ?? JEFF DIAS ?? Trabalho. Contrataçõ­es de estagiário­s aumentaram durante a crise
JEFF DIAS Trabalho. Contrataçõ­es de estagiário­s aumentaram durante a crise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil