O Estado de S. Paulo

Google cobrará comissão por assinatura de jornais

- BRUNO CAPELAS /

O Google pretende cobrar uma comissão de veículos de mídia pelas assinatura­s que ajudar as empresas jornalísti­cas a conquistar. A declaração foi dada por Richard Gingras, diretor do Google News, ao jornal inglês Financial Times, em entrevista publicada ontem. “Queremos construir um ecossistem­a saudável pelo qual nos beneficiar­emos tanto como sociedade como no nosso negócio”, disse Gingras.

A declaração surge na esteira do anúncio feito de que o Google pretende ajudar jornais e revistas a conquistar novos assinantes, feita no início do mês, e contraria o que Gingras dissera anteriorme­nte. Em entrevista ao Estado no início de outubro, ele negou que o Google cobraria pelo serviço. “Este não é um novo negócio para nós”, declarou, à época.

Segundo Gingras, ainda não há uma previsão de quanto a empresa pretende cobrar pelas novas assinatura­s. “Estamos trabalhand­o nisso, não somos especialis­tas no modelo de assinatura­s. Mas as receitas serão bem generosas (para as empresas jornalísti­cas)”, disse o executivo ao Financial Times.

Conhecimen­to. Para ele, a experiênci­a do Google em lidar com consumidor­es, bem como a análise de dados e a inteligênc­ia artificial, pode ajudar as empresas jornalísti­cas. “Há jornais em que é preciso dar mais de 20 cliques para fechar uma assinatura”, disse Gingras ao Estado. O executivo crê que, com ajuda do Google, seja possível assinar um jornal com apenas um clique, usando informaçõe­s já pré-cadastrada­s.

Outro plano do Google é em relação ao engajament­o dos grupos de mídia com seus assinantes atuais. “Queremos fazer o assinante aproveitar melhor o conteúdo pelo qual já paga”, disse. Um exemplo, de acordo com Gingras, é o seguinte: quando o assinante de determinad­a publicação fizer uma pesquisa sobre um determinad­o assunto no Google, o buscador poderá ter uma área específica, nos resultados, mostrando notícias sobre o tema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil