O Estado de S. Paulo

TORNAR CIDADES MAIS SUSTENTÁVE­IS EXIGE PLANEJAMEN­TO E AÇÃO

DESAFIO ENVOLVE O TRABALHO CONJUNTO ENTRE GOVERNO, SOCIEDADE E SETOR PRIVADO

-

Até 2030, mais de 90% da população brasileira viverá em cidades. A estimativa faz parte de um estudo realizado pelo Programa da Organizaçã­o das Nações Unidas para os Assentamen­tos Humanos (ONU-Habitat) durante a Terceira Conferênci­a sobre Moradia e Desenvolvi­mento Urbano Sustentáve­l, realizada em outubro do ano passado em Quito, no Equador. O encontro deu origem à Nova Agenda Urbana, documento que vai orientar as ações necessária­s pelos próximos 20 anos. Nele, os líderes mundiais se compromete­m a aumentar o uso de energia renovável, proporcion­ar um sistema de transporte mais ecológi- co e gerenciar os recursos naturais. A agenda não possui metas específica­s, mas estabelece algumas normas para transforma­r áreas urbanas em regiões mais seguras, resistente­s e sustentáve­is com base em um melhor planejamen­to e desenvolvi­mento.

Os desafios são muitos e envolvem não só questões econômicas, mas também ações relacionad­as à saúde, à segurança, à redução da desigualda­de e aos efeitos das mudanças climáticas. Maior cidade do País, com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo ainda dá os primeiros passos nesse desenvolvi­mento urbano mais humanizado e amigável. E a população está alerta. “Na minha concepção o primeiro passo foi dado, mas São Paulo ainda não é uma cidade sustentáve­l. Acredito que o ponto chave está na educação ambiental”, disse o biólogo Tarciso George, 32, durante a última edição da blitz da sustentabi­lidade realizada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela “Rádio Eldorado”, que aconteceu no último fim de semana no parque do Ibirapuera e na Avenida Paulista.

A atendente Kelly Sampaio, 32, também acredita que a capital ainda não é um exemplo de cidade sustentáve­l. “Existem vários ecopontos espalhados pela cidade, mas a população desconhece, pois falta divulgação. Também acho que as pessoas precisam ter mais responsabi­lidade, mantendo atitudes simples, como a separação e o descarte do lixo de forma correta”, afirmou

Valorizar áreas verdes, ter uma boa gestão dos recursos hídricos e do saneamento, uma mobilidade eficiente, além de educação e saúde de qualida- de. As cidades sustentáve­is focam, acima de tudo, no bem-estar do cidadão. Um conceito bem distante da realidade de São Paulo, segundo a opinião da estudante Natalia Belizaro, de 21 anos. “É uma cidade muito voltada para os carros, desperdiça muita coisa, não sabe cuidar do seu lixo nem dos rios”, disse.

CONTRIBUIÇ­ÕES CONCRETAS

A redução de resíduos, a diminuição do desperdíci­o e o consumo consciente também são importante­s no processo. Com esse foco, empresas como a Braskem consideram o de - senvolvime­nto de produtos e as soluções inovadoras e “verdes” em sua estratégia de negócio, benefician­do não só o cresciment­o da companhia, mas também a sociedade.

Entre as diversas ações está o Wecycle. A plataforma tem o objetivo de valorizar resíduos plásticos com a criação de produtos, soluções e processos que envolvam todos os elos da cadeia de reciclagem do material. A iniciativa já deu origem a parcerias com empresas como a Starbucks® Brasil. A rede norte -americana participou de um projetopil­oto que utilizava o Plástico Verde I’m

GreenTM, copos de plástico reciclados e borra de café na produção de cestos de lixo para lojas selecionad­as. Outra iniciativa envolveu o Grupo Pão de Açúcar e a utilização de materiais plásticos descartado­s nas estações instaladas em mercados do grupo para a produção de embalagens de um produto tira-manchas da marca – serão mais de 60 toneladas de plástico reciclado por ano.

Sempre em busca de inovação, a Braskem também trabalha em parceria com a fabricante brasileira de bicicletas Muzzic ycles produzindo quadros de plástico. Hoje, a empresa tem a capacidade de fazer 132 mil peças ao ano, o que representa a reciclagem de 150 toneladas de resíduos, evitando que o material seja descartado em aterros sanitários.

 ??  ??
 ??  ?? TARCISO GEORGE DURANTE BLITZ DA SUSTENTABI­LIDADE, NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA
TARCISO GEORGE DURANTE BLITZ DA SUSTENTABI­LIDADE, NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil