O Estado de S. Paulo

Em 3 jogos, Valentim põe fim ao chutão

Treinador interino quer bola no chão desde os zagueiros e marcação forte. Time ainda é vulnerável pelas laterais

- Gonçalo Junior

Depois de três partidas, o técnico Alberto Valentim conseguiu deixar suas digitais no jeito de jogar do Palmeiras. Em linhas gerais, os zagueiros saem jogando com a bola no chão, evitando chutões; o ataque se movimenta constantem­ente, sem uma referência na área; Keno, aposta do treinador, tem liberdade para atuar em todos os lados. Valentim rompeu com a maioria dos conceitos de Cuca.

Hoje, o Palmeiras marca por zona, ocupando um espaço e bloqueando o adversário. Zagueiros e laterais, por exemplo, colocam-se à frente do gol, fazendo um “paredão”. Com Cu-

Volta aos treinos Depois de dois dias de folga, o Palmeiras volta hoje aos treinos. Valentim terá de encontrar um substituto para o volante Bruno Henrique, suspenso.

ca, o time procurava encaixar a marcação e acompanhar o rival até o final da jogada.

Por outro lado, Valentim resgatou um dos grandes diferencia­is do time campeão do ano passado: a marcação no campo do adversário. Foi assim que o Palmeiras conseguiu vencer os reservas do Grêmio por 3 a 1, completand­o três vitórias seguidas. Quase sempre eram seis palmeirens­es no campo do rival. Foi o teste mais difícil até agora, mas o time foi bem.

No ataque, a regra é confundir a marcação, com deslocamen­to e aproximaçã­o. A movimentaç­ão dos atacantes pulverizou a defesa Ponte Preta na vitória do Pacaembu. Com Willian, Keno e Dudu na linha de frente, os zagueiros não sabiam a quem marcar. Com Cuca, o Palmeiras fazia mais ligações diretas e explorava a habilidade de Deyverson no jogo aéreo, dentro e fora da área. Ele sempre escorava para alguém.

O problema de Valentim – como na era Cuca – são as laterais. Tanto no ataque como na defesa. Contra a Ponte, o time ficou vulnerável diante das bolas esticadas pelas pontas e cruzamento­s rasteiros na área. Quase sofreu gol em três lances. Outra lição de casa de Valentim se refere à proteção da zaga.

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO - 19/10/2017 ?? Resgate. Keno voltou a ter chance no time titular com Valentim, tem liberdade de movimentaç­ão e deu retorno imediato
ALEX SILVA/ESTADÃO - 19/10/2017 Resgate. Keno voltou a ter chance no time titular com Valentim, tem liberdade de movimentaç­ão e deu retorno imediato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil