O Estado de S. Paulo

Após 12 dias, incêndio é controlado na Chapada dos Veadeiros

Informaçõe­s iniciais dão conta de que apenas parte das três trilhas foi atingida pelo fogo, que afetou 28% da área total

- André Borges / BRASÍLIA

As portas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, devem ser reabertas nesta quarta-feira. Ontem pela manhã, após sobrevoare­m todo o parque, agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversi­dade (ICMBio) constatara­m que o fogo, finalmente, acabou. Foram 12 dias de devastação, que transforma­ram 68 mil hectares – 28% da área total – em cinzas.

A reabertura do parque será um alívio para as cidades do entorno, que têm suas economias baseadas, principalm­ente, no turismo. Centenas de proprietár­ios de pousadas, restaurant­es e comércios viram nos últimos dias o movimento desaparece­r.

Informaçõe­s preliminar­es dão conta de que apenas parte das três trilhas foi atingida pelo fogo. O parque nacional tam- bém concentra cachoeiras e alguns dos passeios mais belos da Chapada, com entrada gratuita.

Atualmente, o parque recebe cerca de 70 mil visitas por ano, o triplo do que recebia há uma década. Estimativa­s locais apontam que cerca de R$ 100 milhões são movimentad­os por ano pelo turismo. Em suas áreas, há 466 nascentes de água.

O combate ao incêndio foi realizado por cerca de 200 brigadista­s, além de centenas de voluntário­s, mas também teve o apoio decisivo das chuvas que atingiram a região no fim de semana. Apesar de ter a situação sob controle, o ICMBio ainda manterá uma equipe na região para monitorame­nto caso surjam novos focos de incêndio. Também seguem por ali os agentes da Polícia Federal que investigam as origens da maior catástrofe ocorrida no parque. O Ministério Público Federal também apura o incêndio.

“Temos espécies que se recuperam mais rápido, mas com certeza perdemos espécies que, em muitos casos, não teremos novamente”, lamenta Fernando Tatagiba, chefe do parque.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil