O Estado de S. Paulo

Abin poderá atuar contra ‘fake news’

- Ricardo Galhardo

O TSE coordena força-tarefa, com Exército, Abin e Polícia Federal, para reunir propostas a fim de combater a disseminaç­ão de notícias falsas durante a disputa eleitoral, no ano que vem. O texto-base deve sair em novembro.

Com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as bancadas municipal, estadual e federal do PT decidiram ontem antecipar para 10 de dezembro o lançamento da pré-candidatur­a do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho ao governo de São Paulo. O objetivo, segundo petistas, é aproveitar o vácuo existente no debate estadual e as disputas internas entre os partidos na órbita do governador Geraldo Alckmin.

A decisão, no entanto, restringe as opções do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Cotado inicialmen­te para ser o nome do PT na disputa presidenci­al, caso Lula seja impedido, Haddad hoje dependeria da intervençã­o direta do ex-presidente para concorrer ao Senado pois até este espaço já foi ocupado pelo vereador Eduardo Suplicy. “Se Lula não quiser Haddad como principal formulador do programa de governo dele eu gostaria que ele coordenass­e o meu”, disse Marinho.

Há cerca de dois meses Haddad se colocou à disposição para disputar o governo. Semanas depois, se reuniu com Marinho e declarou apoio à sua pré-candidatur­a. No encontro, Marinho teria sugerido que ele fosse candidato a senador e Suplicy a deputado federal. Haddad concordou desde que não houvesse disputa, mas Suplicy não abre mão de tentar o Senado. Resta a Haddad a segunda vaga mas o PT pretende usar a legenda para a aliança de apoio a Marinho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil