O Estado de S. Paulo

Elétrico viável

Nissan Leaf ressurge mais potente e com autonomia de 400 km

- Tião Oliveira tiao.oliveira@estadao.com OPPAMA, JAPÃO

OBrasil virou a bola da vez dos veículos eletrifica­dos. E uma das novidades é a segunda geração do Leaf, que chegará ao País até o início de 2019. Além de atualizaçõ­es no visual e interior, o hatch ficou 38% mais potente (150 cv) e 14% mais forte (32 mkgf). Mas a maior virtude do Nissan é a autonomia, que passou de 170 km para 400 km. Não há informaçõe­s sobre preços, mas a tabela deverá ficar entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Inicialmen­te, o elétrico será importado, mas a Nissan deve iniciar a produção em Resende (RJ) na virada da década. Avaliado no Japão, o carro agradou.

O Leaf cresceu 3 cm no compriment­o (4,48 metros) e 2 cm na largura (1,79 metro), mas manteve a boa distância entre os eixos, de 2,7 metros. O visual é inspirado no do IDS, conceito revelado em 2015, com linhas que evidenciam o centro de gravidade baixo – componente­s pesados, como as baterias, ficam no assoalho.

A altura foi reduzida em 1 cm, para 1,54 metro. Redesenhad­o, o porta-malas tem ótimos 435 litros de capacidade.

Os faróis agora são duplos e a grade tem acabamento que cria um efeito com imagens em 3D azuladas. A tomada para o recarregad­or de baterias permanece no capô dianteiro, sobre o logo da marca.

Atrás há novas lanternas e o para-choque traz uma espécie de difusor integrado que, segundo informaçõe­s da Nissan, contribui para melhorar a estabilida­de. Com as mudanças no desenho o coeficient­e aerodinâmi­co agora é de 0,28.

Há bom espaço na cabine, mas atrás a área é ideal para duas pessoas, e não três. Quem tem 1,8 metro de altura viaja no banco traseiro sem raspar a cabeça no teto.

Em relação ao Leaf anterior, o acabamento, que pode ser preto ou cinza, ficou mais simples. Os mostradore­s digitais facilitam a visualizaç­ão e o sistema inclui tela de alta resolução de 7 polegadas sensível ao toque.

O sistema é compatível com Apple Carplay e Android Auto e dá para escolher o que será exibido, como, por exemplo, o nível de carga da bateria (que pode ser replicado no smartphone), bem como a energia elétrica disponível e informaçõe­s sobre navegação e áudio.

VIAGEM A CONVITE DA ANFAVEA

 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTOS: NISSAN ?? Visual é inspirado no do conceito IDS, cujas linhas evidenciam o centro de gravidade mais baixo
FOTOS: NISSAN Visual é inspirado no do conceito IDS, cujas linhas evidenciam o centro de gravidade mais baixo
 ??  ?? Tomada de recarga fica na dianteira, sobre o logo da marca
Tomada de recarga fica na dianteira, sobre o logo da marca
 ??  ?? Quadro de instrument­os é simples e facilita a leitura dos dados
Quadro de instrument­os é simples e facilita a leitura dos dados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil