O Estado de S. Paulo

Juiz e ministro travam embate

-

Abril de 2017

Eike Batista

O ministro Gilmar Mendes, do STF, concede habeas corpus para libertar Eike Batista. O empresário havia sido preso em janeiro pela Polícia Federal na Operação Eficiência por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio.

Maio

Crítica

Bretas critica a decisão de Gilmar. “Nos crimes dessa natureza (corrupção) é importante a segregação dos envolvidos do meio social”, afirma o juiz.

Fiança

O magistrado responsáve­l pela Operação Lava Jato no Rio impõe então uma fiança de R$ 52 milhões – a ser paga em cinco dias – como condição para Eike Batista não voltar a ser preso e continuar no regime domiciliar.

Agosto

‘Rei do ônibus’

Gilmar concede habeas corpus a Jacob Barata Filho, o “rei do ônibus”. No mesmo dia, Bretas determina nova prisão preventiva do empresário. No dia seguinte, novo habeas corpus é dado por Gilmar. “Isso é atípico. Em geral, o rabo não abana o cachorro, é o cachorro que abana o rabo”, diz o ministro.

Ato de desagravo

Após as declaraçõe­s de Gilmar com críticas a Bretas, artistas como Caetano Veloso e Paula Burlamaqui (na foto), procurador­es e juízes promovem um ato no Rio em apoio ao magistrado e cobram uma posição do Supremo sobre o ministro.

Outubro

Sérgio Cabral

Bretas determina a transferên­cia do ex-governador para presídio federal. A defesa recorre ao STF e Gilmar suspende a remoção, sob a alegação de que não há nada “relevante” no fato de Cabral ter dito que familiares do juiz vendem bijuterias.

 ?? WILTON JUNIOR/ESTADÃO ??
WILTON JUNIOR/ESTADÃO
 ?? FABIO MOTTA/ESTADÃO ??
FABIO MOTTA/ESTADÃO
 ?? MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO ??
MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil