O Estado de S. Paulo

Saud diz que foi preso após ‘falar a verdade’

- / R.T. e B.P.

O executivo do Grupo J&F Ricardo Saud afirmou ontem, durante sessão da CPI mista da JBS realizada no Senado, que foi preso após falar a verdade. “As palavras do senhor, que eu quero ajudar o País, eu quero, mas a primeira vez que eu sentei para falar a verdade eu fui preso. Já pensou se eu continuar falando? Então eu vou ficar calado”, disse o executivo, que fez delação premiada.

Durante a maior parte de seu depoimento, Saud evitou responder aos questionam­entos de senadores e deputados. A cada pergunta, ele repetia que gostaria de garantir seu “sigilo” como forma de “manter os direitos constituci­onais”. No entanto, diante da insistênci­a de parlamenta­res, declarou apenas que tem “muito” para falar.

“Eu queria, não frustrando Vossas Excelência­s, lembrar que a suspensão do meu acordo

(de delação premiada) está cautelado e vou permanecer calado seguindo meu direito constituci­onal. Tão pronto sejam restabelec­idos meus direitos, eu voltarei a colaborar com a Justiça”, disse Saud aos parlamenta­res.

Ontem, Saud negou ter omitido informaçõe­s no acordo fechado com a Procurador­ia-Geral da República. “Uma pessoa que faz cinco ações controlada­s, com cinco a dez pessoas da Polícia Federal, vai sentar com a PGR depois e mentir?”, disse.

Suspensão.

O acordo de colaboraçã­o de Saud e de outros delatores da J&F foi suspenso após virem à tona informaçõe­s de que os delatores teriam omitido dados dos investigad­ores. A suspensão do acordo foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, a pedido do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. O cancelamen­to em definitivo do acordo já foi solicitado por Janot, mas o pedido aguarda uma decisão de Fachin.

Diante da postura de Saud, os congressis­tas tentaram convencê-lo a falar em sessão fechada, sem a presença da imprensa. O executivo então deixou claro que tem interesse em falar. “Eu não me escondo. Quando minhas premissas forem restabelec­idas, eu quero falar, e muito”, afirmou o colaborado­r.

Saud foi preso em 10 de setembro junto com o empresário Joesley Batista, acionista da J&F.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO ?? Sessão. Ricardo Saud ficou calado durante CPI da JBS
ANDRE DUSEK/ESTADÃO Sessão. Ricardo Saud ficou calado durante CPI da JBS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil