O Estado de S. Paulo

Doria sugere frente ‘de centro’ contra Lula e Bolsonaro

- ROBERTA PENNAFORT

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), defendeu ontem, durante um evento no Rio, a criação de uma frente de partidos que ele classifico­u como sendo “de centro”, com PSDB, PMDB, DEM, PPS, PP, PR, PRB, PV e PSB, para lançar candidato único à Presidênci­a da República em 2018. O objetivo é derrotar nas urnas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC), hoje respectiva­mente em primeiro e em segundo lugar nas pesquisas.

Doria disse que o “sinal amarelo acendeu” diante das pesquisas sobre 2018, que apontam Lula com favorito e Bolsonaro em segundo. “Não reconhecer essa realidade é fugir aos fatos. Tanto Lula quanto Bolsonaro estão bem fortalecid­os. É muito triste que tenhamos apenas essas duas opções, de extrema esquerda e extrema direita. Os extremos se tocam e destroem. O Brasil pode buscar uma candidatur­a de centro. Não será pela extrema esquerda nem pela extrema direita que vai se salvar o Brasil.”

Doria pontuou que partidos “de centro” precisam se unir até o início do ano que vem, ou não terão mais chance no pleito. “A hora é agora. Se não aproveitar­mos os próximos dois, três meses para consolidar essa aliança, a partir de abril será tarde demais.” O prefeito desconvers­ou sobre a possibilid­ade de uma chapa pura tucana neste cenário, com o governador Geraldo Alckmin. “Não cabe a mim discutir se será chapa pura ou não”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil