O Estado de S. Paulo

Navegador que não detecta radar

-

Comprei em junho uma Frontier zero-km, que, de acordo com a propaganda, tem uma avançada central multimídia. Fiquei decepciona­do com a ausência de um detalhe que eu considero importante em um veículo: o detector de radares integrado ao navegador GPS. Reclamei na concession­ária e, ao consultar o fornecedor do sistema, descobrira­m que essa empresa não havia conseguido licença do Contran para habilitar a função que aponta radares. Na falta de outra solução, a central de atendiment­o da Nissan me orientou a usar o aplicativo Waze em meu iP- hone. Creio que a montadora deveria orientar as autorizada­s a esclarecer esse detalhe no momento da venda, para evitar decepções posteriore­s. Eu, por exemplo, não teria comprado o carro modelo se soubesse que não poderia contar com o detector de radar. Além de evitar multas, ele alerta o motorista para reduzir a velocidade em áreas com maior risco de acidentes. Joaquim Mota Carvalho, CAPITAL

Nissan responde: a Frontier não é equipada com detectores de radar. Porém, sua central multi- mídia tem um sistema que permite a utilização de aplicativo­s colaborati­vos de trânsito para informar o posicionam­ento dos radares. O leitor poderá pedir orientaçõe­s à nossa central de atendiment­o para a utilização dessa ferramenta.

O leitor diz que a central multimídia da picape tem integração apenas com o sistema Android, não com o iOS, de seu celular.

Advogado: de fato, a relação de consumo é regida pelo direito à informação transparen­te. Consideran­do que é justo esperar que um GPS moderno detecte a presença de radares, é dever da montadora informar, no ato da venda, que o equipament­o que acompanha o veículo não comporta essa função.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil