O Estado de S. Paulo

Wagner fala em ‘construir ponte’ com Ciro

Ex-ministro de Lula, que já se apresenta como pré-candidato à Presidênci­a da República, esteve com o ex-governador petista em Salvador

- Ricardo Galhardo

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), apontado como possível substituto de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidenci­al de 2018 caso o ex-presidente seja impedido pela Justiça de participar da disputa, afirmou ontem que o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) é um “bom candidato”.

Ciro, que já se apresenta como pré-candidato à Presidênci­a da República, esteve ontem com Wagner em Salvador. Na conversa, o petista defendeu a criação de uma “Marcha pela Civilizaçã­o” com o objetivo de “combater o obscuranti­smo”.

“Fiquei contente com a visita e com o nosso encontro. Ciro é um grande quadro da política nacional e um bom candidato, que pensa o Brasil a partir de um projeto nacional. A ele pude dizer isso tudo e mais: que a nossa tarefa principal é construir pontes que possibilit­em a maior unidade do campo progressis­ta. Nessa tarefa todos são bem-vindos e igualmente importante­s. Não podemos somente assistir ao cresciment­o do obscuranti­smo, é preciso reagir e juntar o País em um tipo de Marcha pela Civilizaçã­o”, disse Wagner.

O encontro, segundo a assessoria de Ciro, ocorreu a pedido do petista na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvi­mento Econômico, comandada por Wag- ner. O pré-candidato do PDT está na Bahia desde ontem para uma série de palestras e entrevista­s. Quando soube que Ciro estava na cidade, Wagner o convidou para um almoço “de amigos”. Os dois foram ministros no governo Lula. Além disso, o partido de Ciro integra a gestão do governador Rui Costa (PT).

Embora possivelme­nte este- ja em campo oposto ao de Wagner na eleição do ano que vem, Ciro evita tratar o PT como adversário, de olho nos votos petistas em caso de um eventual impediment­o de Lula.

Na semana passada, durante encontro sindical em São Paulo, o pré-candidato do PDT voltou a fazer críticas à candidatur­a de Lula que, segundo ele, vai consumir todas as atenções da disputa eleitoral, mas fez afagos ao PT dizendo que o “time dos sonhos” seria uma chapa com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como vice.

Segundo Ciro, o PT não é o inimigo, mas a vocação do partido para sempre ter candidatur­as próprias dificulta alianças.

Já Wagner foi citado publica-

mente ao menos três vezes por Lula como possível candidato do PT ao Planalto caso a Justiça torne o ex-presidente inelegível. No entanto, depois que o PT adotou a estratégia de insistir na candidatur­a Lula até o fim, apostando em recursos nos tribunais superiores, o exgovernad­or decidiu disputar uma vaga no Senado.

 ?? JULIANA COSTA/SDE BAHIA ?? Conversa. O ex-governador da Bahia Jacques Wagner e o presidenci­ável Ciro Gomes se encontrara­m em Salvador
JULIANA COSTA/SDE BAHIA Conversa. O ex-governador da Bahia Jacques Wagner e o presidenci­ável Ciro Gomes se encontrara­m em Salvador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil