O Estado de S. Paulo

FRENTES ‘UNEM’ BOLSONARO E JEAN

Presidenci­ável assinou criação de grupos na Câmara dos Deputados, como o da defesa do futsal, e participa em três com o ‘arqui-inimigo’ do PSOL

- Gilberto Amendola

Abase do discurso visível do deputado e presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) está nas questões de segurança pública e de ordem moral. Até aí, nenhuma novidade. Mas, claro, nem só de segurança e religião vive o parlamenta­r. Uma pesquisa no site da própria Câmara, entre as mais de 200 frentes parlamenta­res em funcioname­nto, revela um Bolsonaro, digamos assim, mais diversific­ado.

Como praticamen­te todos os deputados, Bolsonaro assinou a criação de uma série de frentes. Entre as mais inusitadas estão a de Defesa do Futsal; a da Defesa da Valorizaçã­o Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e seus Derivados; a da Odontologi­a e da Brasil Sem Jogos de Azar. Há até uma frente de temas que têm estado mais na pau- ta de deputados de esquerda e ligados aos direitos humanos, a da Reforma Psiquiátri­ca e Luta Antimanico­mial.

Tem mais: Bolsonaro está inscrito em três frentes em que o seu “arqui-inimigo”, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), também está inscrito. A Frente do Automobili­smo Brasileiro, a Frente em Defesa dos Despachant­es e Documentar­istas do Brasil e a Frente Mista do Artesão e do Artesanato Brasileiro.

O que a assinatura do presidenci­ável nessas frentes revelam é a pouca relevância que o instrument­o (frentes parlamenta­res) tem no Congresso. “É uma coisa quase colegial. Você assina a minha frente que eu assino a sua. Mas, na prática, não existe uma participaç­ão dos deputados em reuniões ou discussões. Elas servem aos seus criadores quase como um cartão de visitas. O deputado cria uma frente e coloca no cartão, ou diz para o eleitor, que é presidente de frente tal e que está trabalhand­o nisso ou naquilo...”, afirmou o cientista político Humberto Dantas (FGV).

O fato é que os presidente­s de frentes procurados pela reportagem disseram que Bolsonaro não é um membro ativo de nenhuma delas. “É normal esse procedimen­to na Câmara. As frentes têm um núcleo de coordenado­res que atuam por aquela causa. Não são todos que atuam, que participam de reuniões e conversas”, disse o deputado Bacelar (Podemos-BA), presidente da Frente em Defesa do Futsal.

A assessoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), que preside a Frente da Luta Antimanico­mial, também informou que Bolsonaro não é um membro ativo do grupo e que ele nunca participou de nenhuma reunião. Além disso, afirmou que a assinatura do deputado seria apenas para a abertura da frente, algo comum na Câmara.

Sobre as frentes em que Jean e Bolsonaro aparecem juntos, a assessoria do parlamenta­r do PSOL afirmou que ele também não é membro ativo de nenhuma dessas frentes e que apenas teria assinado para que elas pudessem existir. Segundo deputados que preferiram não se identifica­r, a maioria das frentes nunca passou “de um pedaço de papel” e mesmo aquelas cujo os temas são relevantes produzem pouco.

Bolsonaro foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às mensagens deixadas no celular. A assessoria do deputado disse que ele estava afônico e gripado e por isso não poderia responder aos questionam­entos.

 ?? IARA MORSELLI / ESTADÃO – 28/9/2015 ?? Motivo. Segundo assessoria de Jean, assinatura de deputado foi para que frentes existissem
IARA MORSELLI / ESTADÃO – 28/9/2015 Motivo. Segundo assessoria de Jean, assinatura de deputado foi para que frentes existissem
 ?? ERNANI OGATA / CÓDIGO19 – 4/3/2016 ?? Temas. Bolsonaro criou frentes como a da defesa da valorizaçã­o de uvas, vinhos e espumantes
ERNANI OGATA / CÓDIGO19 – 4/3/2016 Temas. Bolsonaro criou frentes como a da defesa da valorizaçã­o de uvas, vinhos e espumantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil